Na quarta-feira (10), os policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Bento Gonçalves, que atuam no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, participaram do I Seminário Estadual da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher da Polícia Civil RS: “gênero em (des) construção”, realizado no Palácio da Polícia, em Porto Alegre. No evento foram abordados temas relacionados aos direitos humanos, tais como: Direito e Gênero no Sistema de Justiça; e Do Stalking ao Feminicídio: a escalada da violência de gênero.
Ainda, no último painel, em que foi abordado o tema Masculinidades Tóxicas e Grupos Reflexivos de Gênero, a mediadora lembrou o trabalho desenvolvido na DEAM de Bento Gonçalves com o Grupo Reflexivo Despertar, iniciado em 2011, que hoje é referência para outros órgãos policiais.
A delegada de polícia Deise Salton Brancher Ruschel titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, que também participou do evento, salientou que “o enfretamento das violências contra grupos vulneráveis, em especial contra a mulher, exige capacitação continuada, o que foi brilhantemente proporcionado através do seminário, e ações preventivas eficazes, o que fazemos com muito empenho na DEAM de Bento Gonçalves com o Grupo Reflexivo Despertar, que atende homens autores de violência doméstica contra mulheres”.
Após o Seminário, as Delegadas de Polícia responsáveis pelas 23 DEAMs do Estado participaram de uma reunião de trabalho, conduzida pelo Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) e pela Diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (DIPAM). Na ocasião, a Delegada Tatiana Bastos, Diretora do DIPAM, referiu que, cerca de ¼ das prisões realizadas pela Polícia Civil no Estado do Rio Grande do Sul foram efetuadas pelas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher.
Fonte: Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Bento Gonçalves
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha