Ano totaliza quatro empreendimentos que passaram pelo processo de incubação atendendo aos critérios nacionais de qualidade de gestão, processos e tecnologia do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne/Anprotec).
Mais duas empresas receberam a certificação ‘Empresa graduada no modelo Cerne/Anprotec’ expedido pela Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul (ITEC-UCS), um dos ambientes de inovação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS, o TecnoUCS.
O modelo Cerne se refere ao padrão de qualidade do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, iniciativa da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A avaliação das empresas é feita sobre cinco eixos: Empreendedor, Tecnologia, Capital, Mercado e Gestão, havendo condições específicas de qualificação a serem alcançadas em cada um.
Após um período de cumprimento dos critérios da Norma, o que incluiu o acompanhamento das quatro empresas certificadas ao longo de 2018, a ITEC-UCS recebeu a condição de certificada Cerne em dezembro de 2018, pelo qual é atestada sua capacidade de prospectar e selecionar boas ideias, transformando-as em negócios inovadores bem-sucedidos, sistemática e repetidamente. Menos de 10% das incubadoras nacionais (de um total de 370) possuem a distinção. “Atuar dentro dessa norma e ser certificada fortalece ainda mais a Universidade de Caxias do Sul como uma das principais instituições inovadoras e empreendedoras do país”, define Bertuol.
A ITEC-UCS
A Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul destina-se ao apoio, formação e consolidação de micros e pequenas empresas tecnologicamente inovadoras, visando ao desenvolvimento econômico e social. O espaço recebe os novos empreendimentos por até dois anos, oferecendo suporte em capacitação gerencial, captação de financiamento, inserção no mercado, serviços e infraestrutura.
Desde sua criação, em 1999, contribuiu para a inserção de mais de 60 empresas no mercado (que hoje respondem por um faturamento ao redor de R$ 60 milhões/ano), contribuindo para a criação de mais de 300 empregos diretos e cerca de 100 indiretos. Esses resultados ilustram a taxa de sobrevivência superior a 90% – acima da média nacional – das empresas incubadas na ITEC-UCS cinco anos após a criação dos empreendimentos.
Fonte: UCS
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha