Em setembro, foram produzidas oito milhões de peças, aumento de 4,8% em comparação ao mês anterior
O relatório ‘Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil,’ com dados de setembro e outubro, encomendado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e produzido pelo IEMI – Inteligência de Mercado, aponta que a produção de móveis no estado do Rio Grande do Sul foi de oito milhões de peças no mês de setembro de 2019, aumento de 4,8% em relação ao mês anterior.
No acumulado do ano, comparado com o mesmo período de 2018, a produção industrial no Rio Grande do Sul cresceu 2,5%, resultado superior ao registrado na indústria nacional no mesmo período. No acumulado nos últimos 12 meses, a indústria gaúcha cresceu 4,0%, enquanto a indústria nacional registrou retração no mesmo período, de acordo com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Exportações outubro
Em outubro de 2019, as exportações gaúchas avançaram 1,6%, somando US$ 16 milhões. Os três estados da região Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, foram responsáveis por 81,1% dos valores exportados no período. O estado de São Paulo vem logo a seguir, com 13,7% dos valores.
Os países destaque no destino das exportações de móveis do Rio Grande do Sul foram os Estados Unidos em primeiro lugar, com 16,2% dos valores; seguido pelo Uruguai, com 13,9%; e Peru, com 12,4%. Destaque também para o crescimento de 46,9% da Argentina em outubro de 2019 em relação ao mês anterior.
Consumo aparente setembro
Quanto ao consumo aparente de móveis, apenas no Estado o volume foi de 7,2 milhões de peças em setembro, avanço de 5,5% em relação ao consumo que foi registrado no mês anterior. Na variação dos últimos 12 meses houve avanço de 1%.
Fonte: Adri Silva Comunicação
Região Pastoral de Bento Gonçalves realiza ciclo de formação para Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão
Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias do Sul apresenta roteiro de encontro para a terceira e quarta etapas da Catequese
CSG reforça sinalização de radares nas rodovias entre o Vale do Caí e a Serra Gaúcha