Na noite de quinta-feira, dia 21, o Centro Educacional Ivo Tramontina – CEIT, sediou a 3ª edição dos Homens em Alerta, uma ação promovida pelo Hospital São Roque e pela Liga Feminina de Valorização à Vida, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, das Cooperativas Santa Clara e Sicredi, da ACBF, dos Bombeiros Voluntários do Município, da Acquafitness, do Instituto do Câncer Tacchini e da ACI.
No primeiro momento, ocorreram pronunciamentos das autoridades. O Superintendente Executivo da Associação Dr. Barholomeu Tacchini, Hilton Roesi Mancio, na ocasião, falou da importância do evento, de ter acesso à informação para sabermos lidar com situações. Também, ressaltou que o câncer de próstata tem cura, porém, é necessário que os homens adotem algumas medidas para obterem resultados efetivos. Hilton agradeceu a oportunidade e desejou a todos uma ótima palestra.
Passado a palavra a Secretária Municipal da Saúde, Letícia Lusani, saudou os participantes, agradeceu aos parceiros do evento, e explanou que Carlos Barbosa difunde uma imagem essencial em saúde, visto que ocupa os primeiros rankings em qualidade de vida no país inteiro. Letícia, aproveitou o momento e destacou que nosso Município foi agraciado pelo Ministério da Saúde, sendo convidado a participar de um evento, que ocorrerá em Brasília no início de dezembro, onde Carlos Barbosa será reconhecida como uma das 15 cidades de todo Brasil, a receber um prêmio de Vigilância em Saúde. “Mais uma vez são dados que potencializam a qualidade de vida da nossa cidade”, ressaltou a Secretária.
Enquanto Poder Público, nos cabe contribuir para dar acesso à população, principalmente, no que diz respeito a prevenção, que é a função essencial da atenção básica. Pensando, que o homem é um pouco mais resistente do que a mulher para falar sobre prevenção, procurar o médico e tirar suas dúvidas, no ano de 2015 foi entregue aos barbosenses, a Clínica do Homem. Um espaço exclusivo a atender o público masculino, com agendamento sigiloso, que o paciente não precisa passar por um clínico geral, simplesmente agendar sua consulta e comparecer diretamente no local. Ainda em sua fala, a Secretária mencionou que são disponibilizadas 120 consultas na Clínica, com investimentos que chegam quase a R$16.000,00, mensais.
Catia Argenta, Coordenadora Administrativa da Associação Bartholomeu Tacchini e do Hospital Beneficente São Roque, agradeceu a participação de cada um e logo destacou duas novidades que aconteceram durante este ano. A primeira, foi a comercialização das camisetas de conscientização referentes as Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Foram mais de 1.500 camisetas vendidas, sendo que o valor arrecadado está sendo revertido para a Liga de Valorização à Vida, a qual, com certeza, tem trabalhos nobres a serem feitos. A segunda novidade, é que a sete anos consecutivos, a equipe do Hospital realiza, em um sábado do mês de outubro, exames clínicos de mama. E esse ano, a equipe assumiu mais um desafio e se propôs a ir até as empresas, a fim de abranger um número maior de mulheres. Ao todo, foram atendidas 334 mulheres, das quais, 52 apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhadas prontamente para seus médicos.
Já o Vice-prefeito Beto Da-Fré, fez uma saudação especial a todos presentes no evento, sendo de grande importância, motivador e de ajuda, o qual sempre temos o que aprender e compartilhar com as outras pessoas nossos ensinamentos. Além disso, Da-Fré fez um apanhado geral dos números relativos aos atendimentos ofertados no serviço público de saúde. “Carlos Barbosa é referência na saúde, sempre procuramos atender as demandas da comunidade, mas é necessário também, a colaboração e conscientização da população, visto que o índice de faltas em consultas no Centro de Saúde ainda é bastante elevado”, enfatizou. E ainda, o Vice-prefeito deixou uma reflexão aos presentes: Como podemos melhorar a saúde do nosso Município, esta palestra pode ser um exemplo disto.
Logo em seguida, iniciou-se a palestra com o médico Urologista Leonardo Zanuz. O mesmo apresentou dados estatísticos do câncer de próstata, sendo o 2º mais frequente entre os homens após os tumores de pele (não-melanoma), além disso, passou orientações para uma vida saudável, fatores de risco e muitos outros tópicos relativos ao câncer de próstata. No final da palestra, o médico abriu espaço para questionamentos do público.
Fonte e fotos: Município de Carlos Barbosa
Prefeitos da Serra debatem no Piratini alternativas para demandas da região
Cooperados da Vinícola Garibaldi conhecem regiões produtoras de espumante na Itália
Legislativo de Bento amplia inclusão e sessões ordinárias passam a ter transmissão com tradução em Libras