A Rádio Difusora de Bento Gonçalves completa nesta quinta-feira, 21 de novembro, 72 anos. Com a abrangência de 20 municípios da região e com 5kW de potência, atua com os slogans “A Rádio que faz Amigos” e “A Rádio comprometida com a comunidade”. Na sintonia de 890 AM, aguarda pelo Governo Federal para a migração ao canal FM. O diretor geral é Volnei Pértile.
Cada vez mais a Difusora se firma como a principal emissora de Bento Gonçalves, com forte penetração em Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, além dos demais municípios em sua área de abrangência.
Em pesquisa de opinião pública realizada de 5 a 9 de fevereiro de 2018, com 180 questionários entregues (54% no centro e 46% em bairros do município), através de amostragem probabilística, chegou-se ao resultado da RÁDIO AM DESTAQUE em Bento Gonçalves, com 81% de preferência. O reconhecimento da premiação foi entregue em maio daquele ano pela Podium – Pesquisas & Publicidade.
Em 2017, foi homenageada pela Agert (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV) pelas sete décadas de atuação.
A Rádio Difusora possui ainda um site de notícias, com cerca de 350 mil acessos mês, além de uma página administrada pelo Departamento de Jornalismo na Rede Social Facebook, com mais de 118 mil curtidas e 120 mil seguidores. Na plataforma instagram é mais recente e supera 2700 seguidores no @rddifusora890.
Jantar Dançante dos 72 anos
No próximo dia 30, ocorre o Jantar Dançante em homenagem aos 72 anos da Rádio Difusora. Será no Ginásio de São Valentim, no distrito de Tuiuty em Bento Gonçalves, a partir das 20h. Os ingressos estão em fase final de vendas no valor de R$ 60 e no cardápio: sopa de capeletti, lesso, saladas, maionese, massa, galeto, vitelo, churrasco, pão, água, refrigerante e vinho em garrafa. A sobremesa tem sagu e creme.
A animação será da Banda Alegria. Interessados em participar ainda podem adquirir o ingresso na própria emissora.
História
O primeiro passo foi no dia 10 de outubro de 1947, quando o Departamento dos Correios e Telégrafos, através do então Ministério da Viação e Obras Públicas, autorizava a abertura da emissora. E assim no dia 21 de novembro daquele ano, sob os acordes do Hino Brasileiro, operando em ZYQ-5, começava sua trajetória a Rádio Difusora de Bento Gonçalves.
Migração para o FM
Segundo dados recentes da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV), de 1755 pedidos efetuados em todo o País, 772 já foram efetivados. Ainda constam 86 processos arquivados e/ou desistências, bem como 274 em análise. Por questões técnicas e normativas aguarda-se ainda a redistribuição dos canais para possibilidade de novas alterações de frequência das emissoras, como da Rádio Difusora.
As informações foram divulgadas no 25º Congresso Gaúcho de Rádio e TV, na cidade de Canela, que a emissora esteve representada em outubro último.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Dia Mundial da Luta Contra a Aids: testagens na população de Bento serão realizadas dia 7
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)