Apesar da economia brasileira apresentar uma pequena melhora, o consumo ainda patina às vésperas da principal data do ano para o varejo. Entretanto, uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RS aponta que os gaúchos deverão gastar, em média, 10% mais que no ano passado. O valor médio por pessoa deverá ficar em R$ 512,70 contra R$ 467,87 em 2018. Além disso, o estudo também sinaliza para um maior comprometimento por parte dos homens que estimam gastar R$ 593,01, enquanto as mulheres R$ 437,46. Vestuário, brinquedos e calçados aparecem entre as preferências.
Com estas projeções, pode-se deduzir que o consumidor segue a tradição da troca de presentes e que os homens continuam gastando mais que as mulheres, fator que deve ser considerado pelos lojistas. “Estas informações são ferramentas estratégicas que o varejo de Bento e região precisa observar e utilizar em seu benefício. Esperamos que esta previsão se concretize e que este final de ano seja celebrado com boas vendas”, destaca o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio.
A pesquisa mostra, ainda, que o número médio de presentes adquiridos por consumidor deverá ficar em 4,2 unidades com um valor médio de R$ 121,57. As mulheres comprarão mais (4,7 unidades), porém com valores menores. Mesmo com este resultado que aponta aumento, os consumidores têm uma percepção de que os gastos serão inferiores aos do Natal de 2018.
Os presentes do setor do vestuário despontam na preferência com 62,6%, seguido pelos brinquedos com 36,9% e pelos calçados com 20%. Quanto as formas de pagamento, 73,8% pretendem realizar as compras à vista. Entre os que pretendem parcelar, 49,5% querem pagar entre quatro e seis parcelas. Já o 13º salário, recebido por 53,4% dos entrevistados, os principais destinos são as contas do mês (39,4%), poupança (27,1%) e presentes (15,8%0.
A pesquisa foi realizada no período de 21 a 25 de outubro envolvendo 385 pessoas, sendo 54,5% mulheres.
Natal Emocionante
Para atrair os consumidores, o Sindilojas Regional Bento aposta numa ação institucional. Uma campanha chamando a atenção das pessoas para que não deixem as compras para a última hora circula pelas mídias sociais, além de cartazes nas lojas. Com o slogan ‘A pressa é inimiga da emoção’, a iniciativa quer despertar para as vendas, mas também para a emoção que a data gera.
Fonte: Conceitocom Brasil
Foto: Arquivo Rádio Difusora
Projeto Trasnformando Vidas 2024 é finalizado com baile no São Bento, em Bento Gonçalves
Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi de Bento lançam programação alusiva ao combate à violência contra a mulher
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI