Sindmóveis-BG promove palestra sobre os riscos da terceirização

O Sindmóveis Bento Gonçalves promoveu na tarde de terça-feira, dia 19, uma palestra sobre o processo de terceirização, com ênfase nos impactos da reforma trabalhista e gestão de risco para passivos. O palestrante foi o advogado Adriano Dutra da Silveira, especialista em gestão da terceirização.

Segundo ele “desde a Reforma Trabalhista a gente tem uma maior liberdade para terceirizar os serviços, porém a temos de ter atenção aos riscos que decorrem disso e um dos temas principais da minha palestra é a gestão de risco da terceirização, porque apesar de ter mais mais liberdade com a reforma, o restante da legislação trabalhista continua existindo e por isso temos uma série de cuidados a serem tomados”.

O advogado citou um dos principais riscos que os empregadores devem ter cuidado na hora de terceirizar “ao mesmo tempo em que temos mais liberdade, os princípios do direito do trabalho continuam vigentes, então, o risco é eu pensar que o fato de ter liberdade permite que eu trate o empregado da empresa terceirizada como meu empregado, ou seja quando eu quero terceirizar mas não quero mexer no meu dia a dia, quero ter empregados disfarçados de terceiros”.

O encontro teve uma análise do impacto da reforma trabalhista na terceirização, com limites e oportunidades, e orientações para minimizar a geração de passivo trabalhista e previdenciário. O palestrante também vai abordou o impacto da reforma trabalhista nas formas de contratação de mão de obra; os riscos e oportunidades da terceirização ilimitada e o futuro do trabalho.

Conforme o diretor jurídico do Sindmóveis, Alexandre Michelin, a terceirização sempre foi um assunto polêmico e com as recentes mudanças na Reforma Trabalhista e em outras leis que passaram a vigorar, ainda existem muitas dúvidas por parte dos empregadores “a relação de emprego nunca mudou, então tem que se diferenciar o que é terceirizar atividade ou terceirizar a relação de emprego, que é o que não pode ocorrer. Existem muitas dúvidas porque a legislação muda constantemente, o que faz com que muitos dos empresários não consigam acompanhar”.

Adriano Dutra da Silveira é consultor de empresas responsável pela coordenação de projetos de gestão de risco da terceirização, prevenção de passivo e treinamento em diversas organizações nacionais e multinacionais. É coautor de diversos livros sobre o tema.

error: Conteúdo Protegido