E o Mês da Consciência Negra segue no município. A programação dá continuidade às atividades e no dia 16 de novembro ocorre na Rua Coberta, a partir das 19h30, o 1º Encontro de Kimbandeiros de Bento Gonçalves. O evento religioso tem o objetivo de homenagear entidades da Kimbanda, chamados Povo de Rua. São entidades comumente conhecidas como exús e pomba-giras que vibram na energia positiva de alegria, confraternização, trazendo paz e vida.
No dia 17 de novembro, às 16h, na Praça Achylles Mincarone haverá a Roda aberta de Capoeira, marcando a manifestação cultural negra que esta simboliza. No dia 18 de novembro abre no Museu do Imigrante a exposição da Sociedade Educacional e Cultural 20 de Novembro: “Uma história de lutas”.
No dia 19, no Salão de Atos do IFRS, ocorre o bate-papo “Trajetórias e Conquistas do Povo Negro no Brasil”, com os convidados Tiago Martins da Silva Goulart, Aline Santos Oliveira e Tainah Mota do Nascimento, que debaterão historicamente a chegada dos Negros ao Brasil e a evolução e conquistas sociais deste período até os dias atuais. Evento realizado pelo IFRS/NEABI.
E no mesmo local, no dia 21, ocorre a palestra “Diáspora Haitiana em Bento Gonçalves – Vivências e Desafios”, com a participação dos alunos Haitianos do curso de Português com a abordagem e mediação do Movimento Negro Raízes.
No dia 20 de novembro, às 19h, na Via Del Vino, a “Dança dos Orixás”, será uma apresentação cênica demonstrando a religiosidade de matriz africana também como parte da cultura Negra. Evento a cargo do Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana.
E no dia 24 de novembro, o bairro Eucaliptos recebe o Maratona Urbana a partir das 13h30. O evento é organizado pela Nest Support.
O Mês da Consciência Negra é uma realização da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves por meio da Secretaria da Cultura e da Secretaria de Educação em parceria com o Movimento Negro Raízes, Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Akara, Museu do Imigrante e Fundação Casa das Artes.
Programação
Dia 16 de novembro
1º Encontro de Kimbandeiros de Bento Gonçalves – 19h30
Local: Rua Coberta
Dia 17 de novembro
Roda aberta de Capoeira – 16h
Local: Praça Achyles Mincarone
De 18 de novembro a 16 de dezembro
Exposição Sociedade 20 de Novembro: Uma História de Lutas
– Abertura: dia 18 de novembro – 19h30
Local: Museu do Imigrante
Dia 19 de novembro – 19h
Palestra: Trajetórias e Conquistas do Povo Negro no Brasil
Local: Salão de Atos do IFRS Campus Bento Gonçalves
Palestrantes: Tiago Martins da Silva Goulart, Aline Santos Oliveira e Tainah Mota do Nascimento.
Dia 20 de novembro – 19h
Dança dos Orixás
Local: Praça Via Del Vino
Dia 21 de novembro – 19h
Diáspora Haitiana em Bento Gonçalves – Vivências e Desafios
Local: Salão de Atos – IFRS
Dia 24 de novembro – 13h30
Maratona Urbana
Local: Bairro Eucaliptos
Parceiro: Nest Support
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento
IGP identifica vítima da enchente às margens do Rio Taquari por meio da genética forense
Aapecan Bento Gonçalves lança campanha “Adote um Ingrediente” para a 5ª Feijoada Solidária
TCE firma compromisso com a Primeira Infância de Bento durante o Erco