Elaborada pela Ascon Vinhedos, pesquisa chega a sua 22ª edição
A Ascon Vinhedos promoveu no dia 11 de novembro um happy hour para apresentação dos resultados do Censo Imobiliário de Bento Gonçalves – Edição 2019. Realizado pela Ascon desde 1998, o estudo tem como objetivo ser uma ferramenta para o planejamento das empresas do setor da construção civil. Neste ano, a pesquisa contou mais uma vez com a coordenação de Rafael Panazzolo, Vice-presidente de Qualidade e Produtividade da entidade. Como novidade, a apresentação deste ano teve a participação de Adelgides Stefenon, com análises sobre os resultados.
De acordo com Panazzolo, o levantamento, que teve como data base para fornecimento das informações o dia 31 de julho de 2019, identificou 154 empreendimentos com áreas superiores a 500 m² em Bento Gonçalves, representando a mesma média obtida nos últimos três anos do estudo. Destes, 110 empreendimentos, de 55 empresas, possuem unidades à venda ou vendidas no período de agosto de 2018 a julho de 2019. Quando comparado ao ano anterior, a pesquisa revelou crescimento significativo nos lançamentos, de 638 para 849 unidades, demostrando a confiança do setor no mercado futuro. Verificou-se ainda, número similar de unidades vendidas em comparação a 2018, com consequente aumento no volume de unidades em oferta.
O levantamento também mostra que 51,8% das unidades vendidas estão enquadradas na categoria econômica. Das unidades a venda, 26,1%% são da faixa econômica e 15,8% ficam entre R$ 400 mil a R$ 500 mil. Dos 1155 imóveis à venda, 1096 unidades são residenciais e 59 são comerciais. Dos imóveis residenciais à venda, 659 unidades são de apartamentos com dois dormitórios, seguido pelos de três dormitórios com 314 unidades. Com relação ao estágio da construção dos imóveis à venda, cerca de 63% estão em fase de construção, 22% estão sendo comercializados em planta e 15% tiveram as obras concluídas no período pesquisado. Entre as 710 unidades vendidas, 50% estão em construção, 31% foram vendidas em planta e 19% já tiveram as obras finalizadas.
Quando analisada a localização dos empreendimentos na cidade, os bairros Cidade Alta, São Francisco e São Bento lideram o ranking de unidades vendidas por bairro. Quando analisados os imóveis à venda por bairro, São Francisco e Cidade Alta também estão entre os bairros com maior número de unidades em estoque, juntamente com os bairros Centro e Humaitá, totalizando 468 unidades à venda.
Um dos destaques desta edição do Censo Imobiliário foi o número de lançamentos, superior ao ano anterior, com 221 unidades lançadas. Na análise de Adelgides Stefenon, este dado indica otimismo por parte dos empresários do setor, que apesar das incertezas políticas-econômicas que o país vem enfrentando nos últimos anos, mantiveram a atividade do setor da construção em Bento Gonçalves e apostam na retomada do crescimento econômico e da credibilidade do país.
Após apresentar um breve panorama do mercado da construção civil no Brasil e de traçar um paralelo com a realidade do segmento em Bento Gonçalves, usando como base com as informações obtidas no Censo Imobiliário 2019, Stefenon ressaltou, entre outros pontos, o aumento da metragem padrão das áreas privativas dos imóveis da cidade, de 78,45 m² para 87,90m² nos últimos 5 anos, indicador de aumento imóveis de alto padrão em consequência ao crescimento das construções em áreas centrais de nossa cidade.
Segundo o Presidente da Ascon, Adriano M. De Bacco, “o Censo Imobiliário é uma ferramenta muito valiosa para o setor da construção civil, pois a partir dos dados apresentados, aliados a outros indicadores do mercado imobiliário e da economia, os empresários do segmento podem nortear seus planejamentos e definir as estratégias para os próximos anos”.
A coleta de dados do Censo Imobiliário 2019 iniciou no mês de agosto e pesquisou empreendimentos situados em Bento Gonçalves, com áreas superiores a 500 m², que fossem novos e que estivessem à venda ou que tiveram suas unidades vendidas no último ano (de agosto/2018 a julho/2019). As obras industriais, imóveis para aluguéis e revendas não foram consideradas no levantamento. A versão digital do Censo Imobiliário de Bento Gonçalves 2019 está disponível no site www.asconvinhedos.com.br.
Fonte e foto: Ascon Vinhedos
Transição energética justa é tema de reuniões do Estado na Conferência do Clima em Baku
Governo realiza missão ao Japão e à China com foco em desenvolvimento sustentável, resiliência climática e negócios
Palco cultural será realizado na praça Achyles Mincarone no dia 20 de novembro