Abordando direitos fundamentais e políticas públicas, seminário propõe sensibilização sobre a questão das imigrações contemporâneas. Evento reúne representantes de organizações da sociedade civil, docentes, membros do poder público e também de agências da ONU ligadas ao tema. Inscrições são gratuitas com vagas limitadas
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, a Universidade de Caxias do Sul sedia o simpósio Migração e Refúgio: Diálogos à Luz dos Direitos Humanos, que propõe o debate sobre questões relacionadas aos direitos e deveres dos migrantes e refugiados, a partir dos novos marcos legais no Brasil, com ênfase na promoção dos direitos fundamentais. Também são objetivos sensibilizar a comunidade para a questão das imigrações contemporâneas, enquanto realidade local e dever das instituições, proporcionando diálogo e aproximação entre academia, Estado, Sociedade Civil, advocacia e setor empresarial, no que se refere às políticas públicas, ações privadas e parcerias locais, nacionais e globais.
A programação, no auditório 420 do Bloco J, terá a participação de representantes de organizações da sociedade civil, docentes, do poder público e também de agências da Organização das Nações Unidas (ONU) ligadas ao tema.
Com vagas limitadas, as inscrições são gratuitas e recebidas até o dia do evento, no site ucs.br, neste link.
A promoção é da UCS – área do conhecimento de Ciências Jurídicas e Programa de Pós-Graduação em Direito, da Comissão de Direitos Humanos da OAB Caxias do Sul e do Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul. A realização ocorre com o apoio do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública da União, Conectas Direitos Humanos, Migraidh – UFSM, Operação Acolhida – Exército Brasileiro, Organização Internacional de Migração e Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
Confira a programação:
8h30min: Cerimônia de Abertura.
9h: Painel I – Direitos Humanos, Migração e Refúgio no Contexto Brasileiro
Palestrantes: Adriano Pistorelo (Centro de Atendimento ao Migrante); Camila Asano (CONECTAS); e Ana Luiza Zago (GT DPU), com mediação da professora da UCS Vânia Heredia.
14h: Reunião de trabalho entre os palestrantes, mediadores, professores, representantes de organizações da sociedade civil e Poder Público para debater, articular ações, estabelecer parcerias e futuros projetos relativos a políticas públicas e aos Direitos dos Imigrantes.
17h – Painel II – Migração, Refúgio e Políticas Públicas
Palestrantes: Aline Passuelo de Oliveira (UCS); Giuliana Redin Migraid (UFSM); e Fabiano de Morais (Ministério Público Federal), com mediação de Juliana Camelo, do Centro de Atendimento ao Migrante.
20h – Painel III – Operação Acolhida e a Interiorização de Imigrantes
Palestrantes: Coronel Urubatã Muterle Gama (Operação Acolhida, Exército Brasileiro); Willian Laureano (representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR/ONU); e Carla Lorenzo (representante da Organização Internacional para as Migrações OIM/ONU), com mediação de Reginaldo Leonel Ferreira, da OAB-RS.
Fonte: UCS
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21