Ocorreu nesta segunda-feira, 04, na Fundação Casa das Artes a abertura do Mês da Consciência Negra. Durante o mês serão realizadas diversas atividades sociais-culturais sob o slogan “Todas as Nossas Cores”, trazendo uma mensagem social, dentro do contexto elencado por valores como respeito, dignidade e igualdade.
Neste ano foi instituído em Bento Gonçalves o Conselho Municipal de Povos de Matriz Africana. A presidente Lisiane Pires destacou o pioneirismo desta política pública. “Nós do Conselho temos uma característica muito própria que é relacionado às religiões de matriz africana. Hoje, o Conselho entende a possibilidade um trabalho maior voltado para as questões das etnias negras. Assim, gostaríamos de contribuir com a sociedade de Bento Gonçalves para o desenvolvimento para uma realidade inclusiva e sadia”.
A presidente da Sociedade Educativa-Cultural 20 de Novembro, Zilda Marques da Silva Núncio, ressaltou que “a data histórica 20 de Novembro traz a figura histórica do Zumbi dos Palmares que lutou contra a opressão voltada ao povo negro. Tornou-se símbolo da liberdade chamando a atenção da importância do povo africano na formação da cultura nacional. De lá para cá, o preconceito nunca saiu da pauta diária do Brasil. Nós vamos continuar firme no propósito de acabar com a discriminação social-racial”, afirma.
O coordenador do Movimento Negro Raízes, Marcos Flávio Dutra Ribeiro, destacou que “todos os dias do ano discutimos o preconceito racial. De que consciência estamos falando? Para entender isso precisamos olhar um passado eivado de intolerância, discriminação e preconceito. Mas por meio destas ações pedagógicas, sociais e culturais que se combate o preconceito, pois somos seres humanos dignos de direitos e vida”.
Na ocasião, a diretoria do Clube Farrapos Rugby realizou a entrega de uma camiseta para Ribeiro representando o apoio do clube ao movimento e as ações em prol da consciência negra.
O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, salientou que “nosso município cada vez mais tem desenvolvido políticas públicas que possam valorizar a cultura afro-descendente. Nossa sociedade é formada por diversos recortes sociais, sendo a Cultura sua representação máxima que compõem o todo. Tendo esse entendimento, visamos buscar um trabalho de união para que assim a gente possa eliminar as nossas desigualdades. Assim, precisamos valorizar cada vez mais aquilo que merece o seu espaço. Com o trabalho das entidades representativas da causa negra a gente possa cada vez mais eliminar o preconceito da sociedade bento-gonçalvense e, por consequência, promover a igualdade e o respeito. Somos todos uma única Bento Gonçalves”, destaca.
A solenidade contou com a apresentação do grupo de Canto Coral da Praça CEU, formado pelos alunos Dhavy Trindade da Rosa, Yerik Vincent Zimmerman e Paula Buratti Zanini e tem como professora Cláudia Machioro.
O Mês da Consciência Negra é uma realização da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves por meio da Secretaria da Cultura e da Secretaria de Educação em parceria com o Movimento Negro Raízes, Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Akara, Museu do Imigrante e Fundação Casa das Artes.
Programação
04 a 30 de novembro de 2019 – Abertura no dia 07 de novembro – 10h
Exposição AFROARTE – Hall de entrada da Fundação Casa das Artes
Parceiros: AAPLASG, Mauri Menegotto e NEABI
07, 08, 09 e 10 de novembro de 2019
4ª Mostra de Capoeira Angola & Saberes Populares
Evento do Fundo Municipal de Cultura
Salão de Atos – IFRS, Praça Via del Vino, Sesc Bento Gonçalves, Praça Ismar Scussel, Fundação Casa das Artes, Africanamente Bento Gonçalves, Praça Cristo Rei
09 de novembro de 2019
Café com Memória – Histórias de Vidas Negras – 09h30
Sala de Espelhos da Fundação Casa das Artes
16 de novembro de 2019
1º Encontro de Kimbandeiros de Bento Gonçalves – 19h30
Rua Coberta17 de novembro de 2019
Roda aberta de Capoeira – 16h
Praça Achyles Mincarone
18 de novembro a 16 de dezembro de 2019
Abertura no dia 18 de novembro – 19h30
Exposição Sociedade 20 de Novembro: Uma História de Lutas
Museu do Imigrante
19 de novembro de 2019 – 19h
Palestra: Trajetórias e Conquistas do Povo Negro no Brasil
Salão de Atos do IFRS Campus Bento Gonçalves
Palestrantes: Tiago Martins da Silva Goulart, Aline Santos Oliveira e Tainah Mota do Nascimento.
20 de novembro de 2019 – 19h
Dança dos Orixás
Praça Via Del Vino
21 de novembro de 2019 – 19h
Diáspora Haitiana em Bento Gonçalves – Vivências e Desafios
Salão de Atos – IFRS
24 de novembro de 2019 – 13h30
Maratona Urbana
Evento do Fundo Municipal de Cultura
Bairro Eucaliptos
Parceiro: Nest Support
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento
Foto: Jose Martim Estefanon
SEGIMU inicia modificações na rua José Martelli, em Bento
Santa Tereza: iniciadas as obras da nova Ponte da Linha José Júlio
Cooperativa Vinícola Aurora realiza encontro com TRT4 sobre Boas Práticas de Governança Corporativa e Trabalhista