O Ministério Público do RS, por intermédio da Promotoria de Justiça Especializada de Bento Gonçalves, promove, com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF, o III Encontro Regional Restaurativo da Serra Gaúcha – Pacificação nas escolas: um olhar restaurativo do MPRS, atividade educacional que visa mobilizar educadores para a atuação restaurativa, a partir da reflexão da práxis do fazer não violento, compreendendo os comportamentos humanos pelo olhar das ciências.
O evento conta com uma programação que inclui o diálogo “Você e suas potências na construção de relações justas”, com a psiicóloga e diretora do Laboratório de Convivência/RJ, Mônica Mumme. Ela é responsável pela implementação de políticas públicas em Justiça Restaurativa em diversas cidades do Brasil, além de ser consultora e formadora em Justiça Restaurativa, coordenadora de projetos sobre convivência justa e dialógica e facilitadora de Círculos de Construção de Paz.
Na parte da tarde, terá o diálogo “Justiça, Educação e Valores Humanos”, com Leoberto Narciso Brancher, desembargador do TJRS, e “Comunicação não-violenta – transforma conflito em conexão”, com a coach, mentora, psicóloga clínica, facilitadora de processos de desenvolvimento humano, Stella Bittencourt.
Para o promotor Élcio Resmini “o evento é uma consolidação desta idéia da região da Serra de se trabalhar a Justiça Restaurativa nas escolas e isso demonstra uma mudança cultural de menos violência. O verbalizar, o escutar, o compreender, a empatia, promove um ambiente mais ameno, mais harmonioso e o evento, também, tem essa perspectiva de trazer novas metodologias para a Cultura de Paz”.
Confira abaixo a programação completa. Para mais informações e como se inscrever acesse por meio deste link https://www.mprs.mp.br/eventos/642/
Serviço
O que: III Encontro Regional Restaurativo da Serra Gaúcha – Pacificação nas escolas: um olhar restaurativo do MPRS
Quando: 5 de novembro
Local: Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC)
Endereço: Rua Alameda Fenavinho – Fundaparque
Horário: 8h às 12h e das 13h30 às 16h30
Programação
08h Acolhimento
08h30 Apresentação Teatral
09h Abertura Oficial Elcio Resmini Meneses – Promotor deJustiça
09h30 Diálogo: “Você e suas potências na construção de relações justas”
Facilitadora: Mônica Mumme – Psicóloga
11h30 Debates
12h Intervalo
13h30 Apresentação musical
14h Diálogo: “Justiça, Educação e Valores Humanos”
Facilitador: Leoberto Narciso Brancher – Desembargador do TJRS
15h30 Diálogo: “Comunicação NãoViolenta – transforma conflito em conexão”.
Facilitadora: Stella Bittencourt – Psicóloga
16h30 Encerramento
Fonte: Prefeitura de Bento
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul