Na noite de terça-feira, 29, ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes a formatura dos 950 profissionais da rede municipal de ensino do Programa Bento+Vida: Seu Filho em Segurança. A capacitação é pioneira no Rio Grande do Sul em Primeiros Socorros e envolveu corpo diretivo, funcionários e equipes das Escolas de Ensino Fundamental, Médio, Integral e Especial, de Escolas Infantis Particulares, alguns profissionais, que ingressaram neste ano, das Escolas Municipais Infantis e colaboradores do SESI.
De março a setembro deste ano, a Secretaria de Educação, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil realizaram o curso onde os servidores tiveram noções sobre acidentes domésticos, queimaduras, luxações e fraturas ósseas, forma adequada de acionar os Bombeiros, conscientização em relação aos trotes e como atuar quando o aluno se engasgar ou ter uma parada cardíaca. Juntamente com a primeira edição, totaliza-se 1850 profissionais capacitados.
A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, ressalta que é “importantíssima esta formação, os profissionais se sentirão mais seguros perante algum acidente que por ventura aconteça, estão preparados para agir, de maneira correta, até a chegada de socorristas. É uma aprendizagem que poderão usar no dia a dia, na sua vida profissional e particular.”
Em seu pronunciamento, o prefeito Guilherme Pasin “Contar com profissionais que sabem o que fazer numa situação de emergência, onde cada minuto vale muito, é fundamental para essa proteção às nossas crianças, e foi pensando nisso que capacitamos todos profissionais da educação”.
A professora Solana Côrrea, que realizou o curso salienta “que essa iniciativa é de extrema importância. Essa capacitação nos deixa aptos para fornecer os primeiros socorros até o profissional. E isso nos auxilia também em situações corriqueiras como em casa,quando ocorre na rua. Sempre a vida em primeiro lugar”.
A secretária da EMEF Princesa Isabel, Fabiane Bortolon, portadora de deficiência visual, destaca que o curso “nos trouxe um conhecimento de como proceder em relação aos Primeiros Socorros até a chegada do Samu. Dependendo da situação, temo conhecimento do que fazer e o que não fazer e isso é essencial neste atendimento à pessoa que sofreu o acidente”.
Em abril de 2018 por meio da proposição do Vereador Gustavo Sperotto, foi aprovada na Câmara de Vereadores a proposta que institui a obrigatoriedade de estabelecimentos públicos e privados voltados ao ensino infantil e fundamental do município a capacitarem seu corpo docente e funcional em noções básicas de primeiros socorros.
A solenidade contou com a apresentação musical realizada pelos servidores Franciele da Rosa, bem como, do vereador Sidinei da Silva, representando a Câmara de Vereadores, secretários municipais, funcionários do Samu, do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. O ato fez parte da programação do mês de aniversário dos 129 anos de Bento Gonçalves: Somos todos Bento.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Jose Martim Estefanon
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa