Nesta segunda-feira, dia 21, acontece na Câmara Municipal de Vereadores de Bento Gonçalves a votação do pedido de abertura por parte de parlamentares, da cassação do mandato do vereador Moacir Antônio Camerini (PDT).
Seguindo o que diz o artigo 5º do Decreto Lei nº 201/1967, a acusação foi apresentada ao plenário, na sessão ordinária de segunda-feira (14), através de leitura proferida pelo segundo-secretário da Mesa Diretora, vereador Paulo Roberto Cavalli “Paco” (PTB).
Em seguida o Presidente da Casa, vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas), informou que convocaria os vereadores suplentes, em substituição aos autores da denúncia, para votação da abertura ou não, de uma Comissão Processante, visto que, conforme o inciso I do Decreto Lei já mencionado, “…quando o denunciante for vereador, fica impedido de votar sobre a denúncia e de integrar a Comissão processante, podendo, todavia, praticar todos os atos de acusação”.
A denúncia assinada pelos vereadores Anderson Zanella (PSD), Gilmar Pessutto (PSDB), Idasir dos Santos (MDB), Jocelito Tonietto (PDT) e Volnei Christofoli (Progressistas), está embasada no relatório de conclusão da CPI das Fake News, que após análise de documentos, perícias e oitivas, sugere que o vereador Camerini utilizou da estrutura física e funcional (ex-assessores) da Câmara Municipal, para a criação e manutenção de perfis falsos nas redes sociais, com o intuito de disseminar conteúdos de imagens, vídeos, comentários caluniosos, falsos e difamatórios contra autoridades e colegas vereadores.
Os vereadores que assinam a denúncia, também entendem que o parlamentar acusado faltou com o decoro parlamentar, violando o inciso VI do parágrafo 1º, do artigo nº 22 do Regimento Interno. Desta forma, os cinco suplentes serão empossados para suprir a vaga dos vereadores impedidos de votar.
São eles: Carlos Pozza (Progressistas), José Antônio Gava (PDT), Leocir Lerin (MDB), Delarci Martins de Lima “Cascão” (Progressistas), Thiago Fabris (Progressistas).
A sessão ordinária inicia às 15h, com transmissão ao vivo pelos canais da TV Câmara Bento.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Câmara Bento
Atuação da PGE-RS garante economia de quase R$ 2,5 bilhões aos cofres do Estado
Diocese de Caxias do Sul disponibiliza os episódios da série documental dos 90 anos em arquivo único
Dom José Gislon – Amar e partilhar a vida