O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) comemora o 60° aniversário da criação da Escola de Viticultura e Enologia, instituição que deu origem ao atual Campus Bento Gonçalves. Neste sábado, 19, uma serie de ações serão realizadas para marcar a data.
Inicialmente a inauguração da Galeria de Diretores e abertura da exposição de arte a partir das 9h. Haverá ainda apresentação de um vídeo com síntese de documentário, o hino do campus, apresentações artísticas e um coquetel de encerramento a partir das 11h seguido de visitação à exposição de arte.
Um jantar organizado por ex-alunos também marcará a data.
Outras ações são desenvolvidas durante o mês de outubro, entre elas a implantação da Enoteca Virtual, o lançamento de um brandy, a inauguração da galeria de diretores e a captação de uma fotografia aérea da comunidade acadêmica reunida no pátio.
Sobre o Campus Bento Gonçalves do IFRS
A Instituição foi criada de 22 de outubro de 1959 como Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves e passou a funcionar de forma efetiva a partir de março de 1960. Desde então, passou por diversas denominações até 2008, quando foi sancionada a Lei que reorganizou a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com a criação de 38 Institutos Federais, três deles no Rio Grande do Sul.
Na ocasião, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG) passou a denominar-se Campus Bento Gonçalves do IFRS e a integrar a estrutura multicampi do IFRS, o qual conta neste momento com 16 campi e tem sua reitoria localizada em Bento Gonçalves.
Atualmente, são ofertados no Campus dez cursos superiores e sete cursos técnicos, sendo que cinco deles são integrados ao Ensino Médio. Também são disponibilizadas duas pós-graduações lato sensu.
Linha do tempo
• 1959 – Foi criada a Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves
• 1960 – Iniciou as atividades letivas
• 1964 – Passou a denominar-se Colégio de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves
• 1979 – Foi transformada em Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves
• 1985 – Alterou o nome para Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek
• 1995 – Aconteceu o primeiro ingresso de estudantes no Curso Superior de Tecnologia em
Viticultura e Enologia
• 2002 – Foi implantado o Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves
(Cefet-BG)
• 2008 – Passou a compor o IFRS como Campus Bento Gonçalves
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do IFRS
MOTOCICLISTA FICA FERIDA EM ACIDENTE DE TRÂNSITO NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES
IGP IDENTIFICA HOMEM ENCONTRADO MORTO NO LIXÃO DO APANHADOR, EM CAXIAS DO SUL
BRIGADA MILITAR PRENDE MULHER POR TRÁFICO DE DROGAS NA ÁREA CENTRAL DE FARROUPILHA