Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta terça-feira, 15, iniciativa do deputado Carlos Búrigo (MDB) que institui na legislação estadual o Roteiro Turístico Caminhos de Caravaggio. O percurso foi concebido no município de Farroupilha, e busca promover a integração turística da região, fortalecendo a produção das comunidades locais, por meio do incentivo de empreendimentos turísticos e eventos relacionados a religiosidade, esportes, meio ambiente, cultura e gastronomia. Também estão inclusos no projeto os municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Caxias do Sul.
A matéria segue agora para sanção do governador. A legislação tem o objetivo de promover o acesso dos setores público e privado às políticas públicas de fomento ao turismo, cada vez mais direcionadas para as rotas e roteiros, como no caso programa Investe Turismo, do Governo Federal, anunciado no primeiro semestre. São recursos disponíveis para qualificação da infraestrutura, linhas de crédito para empreendedores e qualificação de mão de obra, por exemplo.
O roteiro instituído foi inspirado no mítico Caminhos de Compostela, entre a França e a Espanha, e foi concebido com a expectativa de unir os santuários de Caravaggio de Canela e de Farroupilha por trilhas, estradas, rodovias, pontes e rios que cortam as zonas rurais e urbanas dos cinco municípios. “São mais de 20 igrejas e capelas distribuídas ao longo dos 200km da rota. O novo trajeto turístico da Serra tem potencial para atrair peregrinos, ciclistas, maratonistas e tradicionalistas, por exemplo. A união de microrregiões para o desenvolvimento integrado do turismo da Serra é o grande objetivo desse projeto”, avaliou Búrigo.
Fonte: Assembleia Legislativa Rio Grande do Sul
Campanha do Agasalho irá auxiliar no encaminhamento ao mercado de trabalho
Os 50 anos do Sindilojas em uma exposição itinerante
Empresas terão um ano para adequação à Norma sobre riscos psicossociais no ambiente de trabalho