Garibaldi entrega placa de Embaixador do Turismo a Clacir Romagna

O Dia Mundial do Turismo é comemorado em 27 de setembro. Em homenagem à data, a Prefeitura de Garibaldi instituiu o Prêmio Embaixador do Turismo de Garibaldi. Na quinta-feira, 10 de outubro, em sua VI edição, o homenageado foi Clacir Romagna. O evento aconteceu no jardim do Restaurante Fenachamp.

A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Mariana Milani, falou do privilégio de poder homenagear em sua gestão Clacir Romagna, “figura inspiradora, cujo o coração e a disponibilidade em fazer pelo outro, sem receber nada em troca, o torna uma raridade nos dias atuais.” Lembrou que também teve a honra de ser a primeira a receber este prêmio. “Penso que tudo o que construímos, criamos, aperfeiçoamos, desde quando mal se sabia o que era turismo e o quanto esta atividade de fato impactaria na qualidade de vida e desenvolvimento da nossa região, tenha tido, de certa forma, um dedinho, uma doação deste senhor que hoje fez todos nós nos reunirmos para agradecer e aplaudir.”, destacou.

O secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, enalteceu a iniciativa da Prefeitura, de ter instituído o Prêmio Embaixador do Turismo de Garibaldi, pois com ele estamos valorizando pessoas que tem paixão e fazem acontecer nesta área tão estratégica para o desenvolvimento do município e da região. “Clacir Romagna é uma destas pessoas que merece todo o nosso reconhecimento, pela sua trajetória toda voltada para o desenvolvimento do turismo municipal e regional e também como exemplo de empreendedor na área.”, ressaltou.

O prefeito, Antonio Cettolin, reforçou que Garibaldi e a região têm muito a agradecer ao Romagna. “O Município, em um gesto simples, mas expressivo, reconhece o trabalho de muitos anos que se tornou fundamental para o desenvolvimento do turismo em Garibaldi”.

Em sua fala, Clacir Romagna, muito emocionado, lembrou de seu trabalho e luta na área do turismo, desde de a década de 80, quando a atividade ainda era incipiente no município.

O evento de entrega do Prêmio Embaixador do Turismo de Garibaldi integrou a programação dos 119 anos do município, é uma iniciativa da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

A homenagem

Todos os anos, são apresentados candidatos ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que escolhe quem receberá a homenagem. A homenagem busca prestigiar personalidades, garibaldenses ou não, que atuam na promoção do turismo e das ações do município.

Clacir Romagna

Neto de italianos, Clacir Romagna é casado, tem dois filhos e uma neta. Sua família muito contribuiu pelo desenvolvimento da região. Foi seminarista e em 1966 ingressou na faculdade de Filosofia. Foi membro fundador da Fervi – Fundação Educacional da Região dos Vinhedos, em 1970, sendo integrante da segunda turma de formandos, do curso de Economia. Trabalhou por muitos anos na Imcoloss, nos supermercados, distribuição de bebidas e lancherias do grupo.

Em 1983 foi convidado para assumir a secretaria de turismo de Garibaldi, mas, por motivos profissionais não pode aceitar o convite. Mesmo assim, desenvolveu um trabalho de recuperação financeira da Fenachamp, incluindo a área do restaurante.

Em 1985 começou a participar das reuniões de secretários de turismo da região, para conhecer mais sobre este ramo, sendo que em abril 1986, foi nomeado secretario de turismo de Garibaldi. O primeiro secretário, pois ainda não existia a secretaria.

O trabalho inicial foi elencar quais os rumos a serem tomados diante dos possíveis potenciais turísticos de Garibaldi. Criou um roteiro de enoturismo aos finais de semana, com a participação das vinícolas, em sistema de rodízio, onde cada uma das vinícolas estaria aberta aos sábados e domingos para receber os turistas, foi um projeto de sucesso que perdura até hoje, tornando-se um atrativo não só em Garibaldi, mas também no Vale dos Vinhedos.

Membro fundador da Atuaserra – Associação de Turismo da Serra Nordeste, foi presidente, tesoureiro e até hoje faz parte desta entidade voltada para o turismo da região.

Iniciou o projeto de tombamento, com auxílio do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de 48 prédios do centro histórico de Garibaldi, com a inclusão no Plano Diretor, de limites na construção de edifícios nesta área. Diversos outros projetos foram criados por ele, frente à secretaria, dentre eles: a Colassion, que era realizada no parque da Fenachamp; os passeios de Tim-Tim para visitar a Piccola Garibaldi; o pórtico no trevo de acesso e o símbolo Garibaldi – Terra do Champanha.

Embaixadores do Turismo de Garibaldi:

2014 – Mariana Milani

2015 – Marta Rossi

2016 – Glauco Urbim

‎2017 – Alexandra Aranovich

2018 – Tarcísio Michelon

 

Fonte: Prefeitura de Garibaldi

error: Conteúdo Protegido