Integrando a programação da 34ª Feira do Livro, na quarta-feira, dia 9, ocorreu o lançamento do livro e documentário “Me conta que eu escrevo”, no Teatro do Sesc. O trabalho foi coordenado pela professora Eliana Passarin e desenvolvido pelos alunos da Turma 211 da Escola Municipal de Ensino Médio (EMEM) Alfredo Aveline.
Na ocasião, embalados pela música “Beijinho Doce”, os estudantes adentraram o espaço e deram início a apresentação da produção. Representando a turma, o aluno Luis Henrique Kiling Wilges de Oliveira contou um pouco sobre as experiências obtidas com o projeto. “É gratificante estarmos aqui, reunidos em prol de uma causa muito nobre, na qual expandimos nossos conhecimentos tanto pessoais, estudantis e profissionais. Do teórico a prática, o projeto superou nossas expectativas. Cada história, cada sorriso, cada um deles, fizeram a diferença”, frisou.
O projeto sócio-educativo solidário abrange um documentário e um livro com histórias de idosos do Lar do Ancião de Bento Gonçalves e entrevistas com profissionais da área de atenção ao idoso. A professora Eliana Passarin complementou: “a palavra que define tudo isso é gratidão, em caixa alta, negrito e piscante”.
O diretor da escola Alfredo Aveline, Márcio Pilotti, pontuou que o projeto é uma forma de desenvolver os conteúdos de uma forma diferenciada. “Esse livro veio para coroar todo o trabalho que é desenvolvido na escola. Vemos o empenho dos professores, alunos e todos os profissionais da instituição. Estamos muito felizes e orgulhosos com o resultado”, ressaltou.
A proposta é trazer um olhar sobre o envelhecimento da população, os desafios se impõem, principalmente nas parcelas com maior vulnerabilidade social.
A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques parabenizou a escola. “É um momento único onde uma escola unida desenvolveu um trabalho de excelência juntamente com o Lar do Ancião. Uma escola que nos orgulha”, salientou.
Durante a produção foram contadas as histórias de oito idosos: Carmem Maria Lanfredi, nascida em 1942; Ângela Tres (1935), Angelina Lucila Streb (1923), Magdalena Miiecikovski Rusczic (1947), José Fiorotto (1944), Victória Lazarotto Grégio (1932), Antônio Zatt (1947) e Lurdes Vargas Shutz (1942).
Também foram entrevistados quatro profissionais: geriatra Dr. André Moschetta; médica do Sistema Único de Saúde (SUS) da área de Atenção à Saúde do Idoso, Dra. Tamara Zaro Chiele; ex-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Antenor Sassi; membro da ONU e presidente da Editora Ericson na Itália, Giorgio Dossi.
O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares destacou que “é muito importante que a educação sempre esteja aliada a cultura como forma de aprendizado. É por isso que é fundamental que a cultura esteja dentro das escolas, envolvida em todo o trabalho pedagógico que é realizado. Quando unimos cultura à educação, ao conhecimento, temos uma forma ampliada de ver o mundo e de estar inserido em sociedade, inclusive torna o aprendizado mais divertido e comprometido com suas finalidades”.
Após os pronunciamentos, ocorreu a entrega de um exemplar do livro para seis dos idosos envolvidos no projeto, bem como para as representantes do Lar do Ancião, Teresinha Caron e a assistente social Márcia Braga Moraes, para o ex-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dr. Antenor Sassi, para os Secretários da Cultura e de Educação, para o músico e pianista Rodrigo Soltton, para a revisora, professora Karine Panizzi Becker e para a bibliotecária responsável Eunice Pigozzo.
Toda renda da venda do livro será doada ao Lar do Ancião. Os exemplares custam R$ 15,00 e podem ser adquiridos com os alunos da turma 211 e na banca da livraria Dom Quixote na Feira do Livro. O documentário será disponibilizado por meio de um canal que será divulgado em breve.
Clique na imagem para ampliar:
Fotos: Rádio Difusora e Laura Kirchhof /Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Campanha do Agasalho irá auxiliar no encaminhamento ao mercado de trabalho
Os 50 anos do Sindilojas em uma exposição itinerante
Empresas terão um ano para adequação à Norma sobre riscos psicossociais no ambiente de trabalho