Após consulta popular realizada junto às respectivas comunidades, a Escola Estadual de Ensino Médio Alexandre Zattera, de Caxias do Sul, e a Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Drummond de Andrade, de Alvorada, foram confirmadas como instituições selecionadas para dar início ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação (MEC), no Rio Grande do Sul. Nesse momento, serão duas escolas a adotar o modelo no Estado.
Para o secretário estadual da educação, Faisal Karam, a proposta trará impactos positivos tanto para as escolas, como para as comunidades onde estão inseridas. “Acreditamos em uma grande melhoria em questões como segurança, relacionamento e disciplina. Queremos que as escolas cívico-militares proponham uma renovação no ambiente escolar e seu entorno, com pais, alunos e equipes se sentindo mais seguros e valorizados”, afirma.
Autor do projeto de lei que trata do tema no Rio Grande do Sul, o deputado Tenente-Coronel Zucco, ressalta o resgate de valores e os resultados positivos em outros estados como pontos de destaque do programa.“Este modelo é da sala de aula para fora, trabalhando princípios, patriotismo e civismo, estimulando o respeito ao professor, funcionários e colegas. Tivemos a oportunidade de conhecer o que ocorre em Goiás com mais de 60 escolas com altos índices do Ideb”, aponta.
Como critérios, o governo federal exige que as instituições escolhidas pelos Estados tenham de 500 a mil alunos, e contemplem estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio, com previsão de investimento de cerca de R$ 1 milhão por escola.
Fonte: Seduc-RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor