Profissionais da saúde em Bento recebem capacitação no atendimento do idoso

Gestores e profissionais da Secretaria Municipal da Saúde receberam a Secretaria Estadual de Saúde, representantes do Ministério da Saúde e do Hospital Albert Einstein para implantação da linha de cuidado para a Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Sistema Único de Saúde.

O Município foi escolhido entre outras quatro cidades do Brasil para acolher o projeto pioneiro, que visa qualificar o atendimento ao idoso na Atenção Básica, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

No primeiro dia de capacitação para os gestores da pasta, a diretora do Departamento de Ações em Saúde do Estado, Ana Costa salientou, “esse é um projeto de todos nós para que a população seja beneficiada. Há a necessidade de criação de uma política de Atenção ao Idoso. Nossos usuários no Rio Grande do Sul merecem essa atenção qualificada”.

“Elaboramos um apoio técnico para o Plano de Cuidado com o objetivo de apoiar os Municípios na tomada de decisões. Precisamos saber como podemos nos preparar para que o Sistema Único de Saúde esteja capacitado para atender os idosos”, explica a assessora da Coordenadoria da Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Maria Cristina Hoffmann.

Participaram da capacitação, a equipe do Hospital Albert Einstein, Miriam Di Giovanni, Flávia Renata Fratezi e Nathália Catarino Zaccaria.

Na sexta-feira, 27, mais de 30 profissionais das Unidades Básicas de Saúde do Município receberam a capacitação.

“Nossos profissionais foram privilegiados pela oferta de aprimoramento dos conhecimentos em relação a saúde da pessoa idosa e com isso, estaremos capacitados a desenvolver uma linha de cuidados de forma integrada a todos os idosos vinculados aos nossos serviços”, coordenadora do Programa Saúde do Idoso, enfermeira Cristiane Wottrich.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento

Fotos: Marina Teles

error: Conteúdo Protegido