Gestores de EaD de quatro estados brasileiros passaram três dias em Bento Gonçalves para buscar conhecimentos e trocar experiências
O funcionamento e os diferenciais da Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foram apresentadores para outros IFs de diferentes estados brasileiros no período de 23 a 25 de setembro de 2019. Gestores de EaD de seis instituições da Rede Federal passaram três dias em Bento Gonçalves para buscar conhecimentos e trocar experiências.
A Educação a Distância do IFRS vem registrando um grande crescimento, tanto nas opções de cursos ofertados – todos gratuitos – quanto no número de estudantes inscritos. De 22 cursos no segundo semestre do ano passado, as opções passaram para 71 atualmente, nas áreas de ambiente e saúde, ciências exatas e aplicadas, educação, gestão de negócios, informática, produção alimentícia, turismo e hospitalidade. Já o número de alunos subiu de 15 mil para mais de 290 mil.
A coordenadora de Educação a Distância do IFRS, Júlia Marques Carvalho da Silva, destaca que a visita dos gestores oportunizou “momentos únicos de troca de experiências”. “O IFRS destaca-se no âmbito nacional ao centralizar suas ações de EaD em experiências nas disciplinas semipresenciais, cursos de extensão e capacitacões de servidores. Ações essas que somente são possíveis quando realizados trabalhos integrados com os demais setores da instituição”, observa Júlia.
Uma das visitantes, a professora Vanessa Battestin, do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), destaca a importância dessas atividades de troca de vivências, avaliando que “são momentos como esses que nos fazem crescer, aprender, ajudar, trabalhando em Rede”. Vanessa completou: “Apesar de o IFRS ter uma estrutura muito pequena da EaD, se comparado com a maioria das outras instituições, o trabalho desenvolvido na EaD é modelo de inspiração para todo o país. Um exemplo de produtividade e eficiência”.
Integraram o grupo os representantes dos Institutos Federais do Amapá (Ifap), professor Marcos Almeida; Espírito Santo (Ifes), Vanessa Battestin; Paraná (IFPR), Nelson Neto; e do IFFarroupilha, cuja Reitoria está sediada no município gaúcho de Santa Maria, Monique da Silva.
Sobre os cursos EaD do IFRS
Os cursos de extensão ofertados a distância pelo IFRS são abertos a qualquer interessado (não é necessário ser aluno do IFRS), com aulas online. Têm flexibilidade de horário e geram certificado aos aprovados. Os interessados podem se inscrever e já iniciar as aulas. No total, são mais de 70 opções, todas gratuitas, com cargas-horárias de 4 a 90 horas. É permitido realizar mais de um curso simultaneamente.
As inscrições são gratuitas e feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual. Para se inscrever é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail. Os interessados devem ficar atentos aos requisitos mínimos de cada curso.
Todas as opções e mais informações estão disponíveis no Moodle ou no site da Coordenação de Educação a Distância do IFRS: ead.ifrs.edu.br.
Fonte e fotos: IFRS
Secretaria da Saúde monitora pessoas que tiveram contato com animais infectados por gripe aviária
Secretaria da Agricultura finaliza terceira visita nas propriedades do raio de três quilômetros do foco de gripe aviária
Investimentos de cerca de R$ 30 milhões melhoram ambiente escolar e qualidade do ensino na região de da 16ª CRE