Nesta terça-feira, 24, o Ministério da Saúde publicou a portaria habilitando o Hospital São Carlos, de Farroupilha, para realizar procedimentos de alta complexidade em traumatologia e ortopedia. Com esse anúncio, 34 Municípios das regiões Vinhedos e Basalto e Uva e Vale serão beneficiados solucionando uma demanda antiga. No documento, publicado no diário oficial, fica definido que o incentivo financeiro ficará por conta da realocação do Fundo Municipal de Caxias do Sul para o de Farroupilha.
Um acordo foi oficializado no final de maio entre os Prefeitos da AMESNE e o governo do Estado, marcando a intenção de fazer a alteração. De acordo com o documento para realização dos procedimentos, será realizado o aporte de recursos federais, Estaduais e Municipais. Deverão ser R$ 140 mil/mês cada ente, e os Municípios co-financiam o restante, onde cidades de maior proporção de habitantes terão mais cirurgias à disposição. Isso resultará na realização de 264 cirurgias por ano, 182 eletivas e 82 urgência e emergência.
A próxima etapa é a aprovação na Comissão Intergestora Regional, que tem reunião agendada para 10 de outubro. Em seguida, o processo vai para a Comissão Intergestora Tripartite, composta por representantes dos municípios, do Estado e da União.
Se aprovada nestas duas fases, uma resolução será publicada e o São Carlos passará a receber os recursos para comportar os atendimentos.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Prefeitura de Bento
Assembleia presta homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
BRDE quer ampliar parcerias em projetos de transição energética na Fiema Brasil 2025
Pouca chuva e temperaturas baixas marcaram o mês de abril