Confraternização em Tuiuty encerra 7ª edição do Festival do Vinho Colonial em Bento

O “Festival do Vinho Colonial – Gastronomia, Vinho e Alegria!” encerra sua 7ª edição com uma confraternização no próximo dia 4, às 19h30, no Salão Comunitário de São Valentim, em Tuiuty. Nesta terça-feira, 24, as variedades dos vinhos que integrarão o evento foram avaliadas, na Casa Possamai.

Na oportunidade, técnicos da Emater, Embrapa e Instituo Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves degustaram 19 amostras provindas de sete produtores locais. Dentre as variedades estão: Isabel, Moscato, Lorena, Bordô, Pinot Noir e Cabener Sauvignon.

O chefe de escritório da Emater/RS de Bento Gonçalves, Thompson Didoné, o técnico da Embrapa Raul Bem e o enólogo do IFRS Luciano Manfroi compartilharam os resultados. “Todas as amostras estão aprovadas. Vemos uma evolução de todos os grupos. Com certeza, é a melhor qualidade do Festival. Um agradecimento a todos os envolvidos”, destacou Didoné.

O secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, salientou a importância da agregação de renda na propriedade. “O sucesso do Festival do Vinho Colonial é indiscutível. Fico satisfeito porque, além de produzir vinhos para o evento, os agricultores encontraram no vinho e em outras matérias-primas, alternativas para a geração de riqueza na propriedade, principal fator da fixação do jovem no interior. Hoje somos o município que mais tem agroindústrias no Estado e Bento é referência na produção de vinho colonial. Parabéns aos agricultores”, pontuou Brandelli.

A extensionista social da Emater, Maria de Lourdes Pancotte, e os produtores Jurandir e Doralice Possamai também acompanharam o encontro.

O 7º Festival Nacional do Vinho Colonial é realizado por cerca de 40 famílias das localidades de Faria Lemos, Vale dos Vinhedos, Tuiuty e São Pedro, e conta com o apoio das secretarias municipais de Turismo e de Desenvolvimento da Agricultura, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho (SEGH), IFRS- Campus Bento Gonçalves, Embrapa e Emater.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Laura Kirchhof

error: Conteúdo Protegido