Estado produziu 7,5 milhões de peças, o que representou aumento de 33,6% em comparação ao mês anterior
O relatório ‘Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil’, com dados de julho e agosto, produzido pelo IEMI – Inteligência de Mercado e encomendado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) aponta que o mês de julho registrou o melhor desempenho do ano na produção de móveis no Rio Grande do Sul.
No total, foram 7,5 milhões de peças no mês de julho, o que representou aumento de 33,6% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, comparado com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial no Estado cresceu 3,4%, resultado superior ao registrado na indústria nacional no mesmo período. O bom resultado se repetiu no acumulado nos últimos 12 meses, quando a indústria gaúcha cresceu 4,9%, enquanto a indústria nacional se retraiu no mesmo período, de acordo com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Exportações
Já as exportações recuaram 0,6% em agosto, somando US$ 15,8 milhões. Os três estados da região Sul do País, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, juntos, foram responsáveis por 84,6% dos valores exportados. O estado de São Paulo totalizou 11,5% dos valores que foram exportados no mesmo período.
Estados Unidos, Chile e Uruguai, respectivamente, com 19,7% dos valores exportados, seguido pelo Chile com 11,2% e Uruguai, com 11,1% apareceram na liderança como países de destino das exportações de móveis do Rio Grande do Sul. Destaque também para o expressivo crescimento de 140,3% da Argentina em agosto em relação ao mês anterior.
Consumo aparente
Em se tratando do consumo aparente de móveis, apenas no Rio Grande do Sul, o volume foi de 6,7 milhões de peças em julho, avanço de 36,4% em relação ao consumo registrado no mês anterior. Na variação dos últimos 12 meses houve crescimento de 3,4%.
Fonte: Adri Silva Comunicação
Prefeitura de Bento conta com espaço para acolhimento de mulheres vítimas de violência
Oficina de Mediação de Leitura promoveu imersão na obra da patrona da 9ª Feria do Livro Infantil Sesc
Doce Páscoa encerra com uma programação diversificada