Os visitantes que estarão na 39ª Expointer, em Esteio (RS), terão a oportunidade de degustar e comprar rótulos de 14 vinícolas na Casa do Vinho Gaúcho. O espaço, localizado na Rua Boulevar, em frente à sede Administrativa do Parque de Exposições Assis Brasil, abre neste sábado (27) e funcionará das 8h às 20h30min, com prova dos produtos a partir das 10h. O local é viabilizado por meio de parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS (Seapi) e o programa Juntos Para Competir (Farsul-Senar/RS-Sebrae/RS.
O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, valoriza a presença dos vinhos gaúchos numa das principais feiras do agronegócio brasileiro. “Teremos um estande para mostrar ao público, vinhos e sucos de qualidade reconhecida, elaborados aqui, além de contarmos com um espaço institucional que estreita ainda mais a parceria com o Governo do Estado”, acredita. O presidente lembra que as ações do Ibravin são financiadas por meio do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), que é o capital formado pelo recolhimento de taxa, pelo governo estadual, junto às vinícolas, conforme o volume processado.
A gestora de Projetos Agronegócios do Sebrae Serra Gaúcha, Angélica Brandalise, afirma que o objetivo da ação durante a Expointer é fortalecer a imagem do vinho gaúcho, aproveitando a visibilidade da feira e o grande público que circula pelo parque. “A Casa do Vinho Gaúcho permite a venda de forma direta para os consumidores e contribui para a divulgação dos nossos produtos numa grande feira”, antecipa Angélica. A gestora explica que as vinícolas que estarão no estande integram o Projeto Qualificar a Vitivinicultura da Serra Gaúcha, desenvolvido pela instituição.
O gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, enxerga a Casa do Vinho Gaúcho como uma excelente oportunidade para mostrar a importância do segmento vitivinícola para a economia do estado. “É uma grande vitrine, num espaço nobre da feira, que pode abrir novos mercados e atrair novos consumidores”, diz.
O estande terá 60m² e a participação das vinícolas é dividida em duas etapas: o primeiro grupo (oito empresas) de 27 a 31 de agosto e o segundo, com seis, entre os dias 1º e 4 de setembro. Os produtos das empresas participantes também serão servidos em eventos e recepções promovidos pelo Governo do RS na feira.
Vinícolas participantes (27 a 31 de agosto)
Adega Chesini
Aracuri Vinhos Finos
Dal Pizzol Vinhos Finos
Dunamis Vinhos e Vinhedos
Lidio Carraro Vinícola Boutique
Vinícola Campestre
Vinícola Webber
Vistamontes Sucos Naturais
Vinícolas participantes (1º a 4 de setembro)
Adega Rigon
Cooperativa Vinícola Nova Aliança
Vinhos Faé
Vinícola Lovatel
Vinícola Panizzon
Vinícola Zanella
Foto: Dominique Gass
Legenda: Objetivo do espaço é dar visibilidade ao vinho gaúcho na Expointer
Fonte: Ibravin
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves