Acontece neste sábado, dia 28, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, a 27ª Avaliação Nacional de Vinhos. A realização é da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e o encontro reúne quase mil apreciadores degustando as as 16 amostras mais representativas da Safra 2019.
São apreciadores de sete países (Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Uruguai) e 10 estados brasileiros (Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), além do Distrito Federal.
“Nenhum outro evento no mundo consegue reunir tanta gente diferente que tem em comum o gosto pelo vinho, independente de marca. Há 27 anos, promovemos o vinho brasileiro compartilhando na taça o resultado de cada safra. Movidos por uma vontade incontrolável em levar para os quatro cantos do mundo o vinho brasileiro, nós, enólogos do Brasil, criamos um movimento que não para de crescer e enchemos o peito sempre que falamos da Avaliação”, ressalta o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.
Nos bastidores estarão envolvidos 95 alunos de Viticultura e Enologia que farão o serviço do vinho, com a coordenação dos diretores da ABE. Serão 1.440 garrafas, 90 de cada amostra, para abastecer as 1.000 taças de vinho.
No auditório, uma a uma, as amostras são servidas e degustadas por todos ao mesmo tempo. Assim que cada amostra é degustada, é feito o comentário do vinho por um dos 16 comentaristas convidados, que compartilha suas impressões. Somente depois de degustar as 16 amostras é anunciado o resultado dos 30% e revelado as 16 amostras selecionadas como as mais representativas da Safra 2019.
O trabalho para se chegar ao resultado
Para se chegar a este resultado apresentado ao público, 120 enólogos avaliaram às cegas as 337 amostras inscritas por 47 vinícolas de cinco estados brasileiros e oito regiões produtoras (Vale do São Francisco (BA), Sul de Minas (MG), Leste de São Paulo (SP), Planalto Catarinense (SC) e no RS a Serra Gaúcha, Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra. As degustações aconteceram de 27 de agosto a 5 de setembro no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, seguindo normas internacionais.
Um dos grandes momentos do evento será a divulgação e entrega do Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2019 e Troféu Vitis Destaque Enológico 2019, uma justa distinção que a ABE presta a pessoas que em sua trajetória contribuem para promover o vinho brasileiro.
COMENTARISTAS
1. Alexandra Aranovich – Blogueira e sommelier (Brasil)
2. Cedenir Fortunatti – Enólogo do Ano 2018 (Brasil)
3. Regina Vanderlinde – Presidente OIV (Brasil)
4. Carolina Bahia – Jornalista (Brasil)
5. Jaume Gramona – Enólogo (Espanha)
6. Leandro Baena – Médico e sommelier (Brasil)
7. Vincenzo Gerbi – Professor (Itália)
8. Nicolás Vivas – Enólogo (França)
9. Evan Goldstein – Jornalista (EUA)
10. Marcel Miwa – Jornalista (Brasil)
11. Thiago Mendes – Curador do International Wine Chalenge (Brasil)
12. Pedro Mello e Souza – Jornalista (Brasil)
13. Dominique Delteil – Consultor internacional (França)
14. Eduardo Barbosa – Presidente da Sociedade Latino-Americana de Hipertensão (Brasil)
15. Odair Dalagasperina – Diretor Executivo do Sicredi (Brasil)
16. Sorteado entre o público
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Associação Brasileira de Enologia / Conceitocom Brasil
Fotos: Jéferson Soldi
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa