A vocação empreendedora de Bento Gonçalves desenvolveu a indústria e criou um núcleo de atrativos turísticos ligados à uva e ao vinho, ganhando destaque como destino enoturístico.
Atualmente, com cerca de 120 mil habitantes, é o primeiro colocado entre os Municípios acima de 100 mil habitantes no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). É considerada uma das 50 cidades mais empreendedoras do país, segundo levantamento da plataforma Connected Smart Cities.
A propensão empreendedora foi apresentada nesta quinta-feira,19, em Paris, na França durante o Festival du Rio Grande do Sul, realizado pela Associação Sol do Sul. O Prefeito Guilherme Pasin e o Secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado, Covatti Filho integram a comitiva que participa do evento.
O grupo esteve reunido com o Conselheiro Delegado da Europa, Hermano Sanches Ruivo, na Prefeitura de Paris apresentando o potencial econômico da região, a força da vitivinicultura e buscando parcerias. Também foram recebidos pelo embaixador do Brasil na França, Luís Fernando Serra.
Durante a tarde, o Prefeito Guilherme Pasin palestrou sobre a economia da cidade. Apresentando dados do setor vitivinícola, desenvolvimento, história e turismo. A cidade em 2018 recebeu 1,5 milhão de visitantes.
Na explanação o Prefeito, também, ressaltou a importância do nosso principal produto: o vinho. O Brasil é o 5º maior do Hemisfério Sul e o 13º maior produtor de vinhos do mundo. Os produtos são exportados para 59 países. Somente a Serra Gaúcha é responsável por 90% do vinho produzido no país. “É uma grande oportunidade poder apresentar nossas potencialidades neste evento, estamos prospectando novos negócios, na busca de parcerias e evidenciando nossa região internacionalmente”, destaca.
O evento segue até o dia 22 de setembro.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Davi Da Rold Sanguitão/ SEAPI
Atuação da PGE-RS garante economia de quase R$ 2,5 bilhões aos cofres do Estado
Diocese de Caxias do Sul disponibiliza os episódios da série documental dos 90 anos em arquivo único
Dom José Gislon – Amar e partilhar a vida