Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Eleva, do Rio de Janeiro, realiza atividades extra-classes com seus alunos em Bento Gonçalves. A escolha de nosso município não foi aleatória. O projeto “Olhar Atento: ciências para vida – Alimentação Saudável”, da Secretaria de Educação, vai ao encontro do modelo de ensino que o educandário desenvolve que é de unir a teoria e a prática, de forma que o aluno tenha experiências culturais plurais.
De acordo com o professor da História do educandário, Daniel Jacoá, a linha de ensino fora da sala de aula, a ideia de conhecer in loco todos os aspectos que identificam, hoje, traz só benefícios para o aluno: “o educandário tem esse projeto dos alunos conhecerem as diferentes regiões que compõem o nosso país. No ano passado entendemos a importância do Sul e trouxemos uma turma. Gostamos muito de toda a receptividade, o contexto, conhecer as famílias, o interior, os aspectos da Colonização Italiana, da Agricultura Familiar, os costumes e os hábitos. Com certeza, se retornaremos o ano que vem, vai ser uma tradição o destino de Bento Gonçalves para o nosso projeto”.
Dessa forma, os 48 alunos, do nono ano da Escola Eleva, realizaram um roteiro planejado pela Coordenação de projetos da Secretaria de Educação. A visita iniciou na plataforma de distribuição de alimentos, momento em que os alunos tiveram o contato com os produtores que fazem parte da Associação dos Agricultores Familiares de Bento Gonçalves, responsáveis pela entrega da alimentação escolar. Em seguida, visitaram a propriedade e a agroindústria da família Dall’Oglio, onde tiveram a oportunidade de acompanhar o processo de produção do pão e participar de uma conversa com representantes da EMATER, Assessoras Pedagógicas e Nutricionistas da SMED e produtores se suco de uva, além de um passeio de tuc-tuc pela propriedade.
Na parte da tarde, eles visitaram a propriedade da família Tasca, momento em que os alunos conheceram o pomar de pêssegos e receberam informações sobre o processo de embalagem das frutas, bem como o seu armazenamento nas câmaras frias. E finalizaram o roteiro de visitas na Feira Ecológica, onde foram recebidos pelos agricultores que fazem parte da Associação dos Produtores Ecológicos de Bento Gonçalves, ali receberam informações sobre o manuseio no cultivo de produtos orgânicos, bem como as peculiaridades da feira.
Para o aluno Rodrigo Salgado Mendes Filho, 15 anos, “o local onde vivemos é um ambiente muito urbano, metropolitano. E fiquei impressionado com esse outro lado, o Rural, e conhecer as pessoas, seus locais e sistemas de trabalho, os alimentos que produzem os benefícios de viver neste ambiente. Foi um banho de cultura e de aprendizado porque o que a escola nos ensina, aqui, temos a experiência de forma concreta. É uma aula de como a Tecnologia beneficia a Agricultura, bem como, a maneira de como o brasileiro se alimenta”, afirma.
Para Sofia Locatelli a experiência foi interessante. “É uma realidade muito diferente da nossa. Apesar de ter parentes na Itália, é a primeira vez no Brasil que fui visitar uma vinícola, de conhecer suas vidas, de estar em contato com um mundo que, geralmente, leio, assisto, busco na web. É uma experiência muita rica estar aqui”.
A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, ressaltou que “é uma satisfação muito grande receber alunos de outras regiões do país que vem conhecer nossos projetos, nossa cultura, tradições. É por meio de nossos agricultores que temos uma alimentação saudável em nossas escolas. Este intercâmbio, com certeza, fará a diferença na vida dos alunos”, celebra.
O vice-prefeito Aido José Bertuol salientou que “muito do que vocês estão vivenciando é resultado uma longa construção, de projetos que permitiram que nosso município se destacasse no empreendedorismo turístico e cultural. A tradição, a gastronomia, as belezas naturais, fazem parte de cada cidadão e, hoje, também faz parte de vocês. É um orgulho muito grande poder estar contribuindo na formação estudantil de suas vidas”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/SMED
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro