Exatos 42.648 eleitores de Bento Gonçalves ainda não realizaram o cadastramento biométrico no município, de acordo com o Cartório Eleitoral. De um total de 89.039 pessoas, apenas 46.391 realizaram o procedimento até o fechamento desta reportagem, o que representa um percentual de 52,10%.
Conforme o chefe do cartório, Ricardo de Abreu, sem a biometria, o título de eleitor será cancelado e, como o sistema é interligado com a Receita Federal, o CPF também pode ser cancelado. Sendo assim, com o título de eleitor cancelado, os eleitores não poderão confeccionar passaporte, participar de concursos públicos e solicitar financiamento a bancos mantidos pelo governo. Caso percam o CPF, os eleitores também ficam impedidos de abrir crediário em loja, conta-corrente, poupança em banco e até mesmo receber aposentadoria.
Para regularizar a situação, os eleitores podem agendar atendimento através do site eleitor.tre-rs.jus.br/agendamento ou comparecer diretamente no Cartório Eleitoral munido de documento com foto, comprovante de endereço e CPF. Mesmo os eleitores que não são obrigados a votar, caso daqueles com mais de 70 anos, precisam realizar a biometria – o voto, no entanto, permanecerá facultativo.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3451 – 8688 ou diretamente no Cartório Eleitoral que fica na Rua Goés Monteiro, número 91, no bairro São Francisco. O horário de atendimento é das 10h às 17h.
Central de Jornalismo da Rádio Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves