Wine South America inicia dia 25 em Bento e celebra 20% de crescimento de expositores

Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 17, na Adega Refinaria em Bento Gonçalves, um encontro de apresentação da Wine South America, maior evento profissional de vinhos da América Latina, que inicia no próximo dia 25, com representantes da imprensa. O diretor da Milanez & Milaneze, empresa do grupo Veronafiere, realizadora da feira, Marcos Milaneze, enfatizou as expectativas para a edição 2019.

Na 2º a ser realizada no Brasil e na Fundaparque, estão confirmadas mais de 300 marcas (em 2018 foram 250) de 12 países, um incremento de 20% nos expositores (1/4 é estreante).

Destaque ainda para o Projeto Comprador, que receberá supermercadistas, varejistas, importadores e representantes de lojas de vinhos do Brasil e Exterior, com a projeção de superar R$ 10 milhões nos três dias.

Em 10 mil metros quadrados, serão apresentados lançamentos em tintos, brancos, rosés e espumantes do Velho e Novo Mundo (Áustria, Espanha, Itália, Portugal, França, África do Sul, Argentina, Brasil, Chile e Uruguai).

Mais de 6 mil visitantes são esperados até o dia 27, das 14h às 21h, entre varejistas, atacadistas, importadores, distribuidores, enófilos e demais profissionais do setor vitivinícola

Além de contatos comerciais, a feira contará com uma grade de conteúdos, como masterclasses, degustações temáticas e mesas redondas, para que os compradores possam ampliar seus conhecimentos. No dia 25 de setembro, o evento também será palco de duas premiações: 10 Star Wines – Wine South America Awards e Melhores Sucos do Brasil.

Outros setores têm destaque no evento. O Azeite Experience – Salão Internacional do Azeite, vai apresentar as últimas novidades do setor de olivicultura, e o Spirits Brasil – Salão de Cachaça e Destilados, será uma importante vitrine para o mercado de bebidas destiladas e cachaças.

Ainda o concurso 10 Star Wines vai premiar os melhores rótulos expostos no evento. Cada marca pôde inscrever até dois rótulos de seu portfólio entre as nove categorias da premiação, com curadoria da revista Prazeres da Mesa, incluindo nacionais e importados. O anúncio oficial dos vencedores será realizado no primeiro dia do evento (25 de setembro). Os produtos ganhadores estarão expostos em local destacado e será promovida uma degustação premium com os rótulos vencedores, no dia 26.

Outra premiação, o concurso Melhores Sucos, com curadoria da Embrapa Uva e Vinho, destacará produtos em três categorias: Suco de Uva 100%, Suco de Uva Integral e Suco de Uva Orgânico. O anúncio oficial dos vencedores será realizado também no primeiro dia da Wine South America. Os sucos de uva ganhadores estarão identificados com selos, em exposição nos seus estandes durante os três dias de evento. Também será promovida, no dia 26, uma masterclass com as bebidas vencedoras.

A Wine South America, ainda, será palco para a entrega dos certificados às vinícolas vencedoras da 8ª Grande Prova Vinhos do Brasil, idealizada pelo Grupo Baco. A cerimônia ocorre no dia 25.

 

 Marcas expositoras

A participação de vinícolas brasileiras será mais expressiva neste ano, atraindo produtores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Bahia, principais polos vitivinícolas do Brasil. As 150 marcas verde-amarelas irão demonstrar toda a qualidade e diversidade do setor brasileiro, reconhecido por mais de 4 mil premiações já conquistadas no Exterior. Entre os lançamentos, destaque para a apresentação de rótulos da safra 2018, considerada uma das melhores da década.

A adesão de produtores internacionais também é recorde, em razão de o Brasil ser o maior país da América do Sul e com o maior potencial de consumo do continente. Além do Brasil, outros nove países estão confirmados no evento, com destaque para os espaços da Argentina, por meio do Wines of Argentina, do Uruguai, representado pelo Uruguay Wines, e do Chile, reforçando o posicionamento da Wine South America como o maior evento profissional do setor no continente latino-americano e principal plataforma de relacionamento entre o mundo do vinho e a América do Sul. Também estão confirmadas as participações de expositores vindos da África do Sul, Áustria, Espanha, França, Itália e Portugal.

Rodadas de Negócios     

As bem-sucedidas Rodadas de Negócios iniciadas no ano passado serão ampliadas em 2019, com a participação de compradores nacionais e internacionais. Viabilizado por meio de parceria da Milanez & Milaneze/Veronafiere com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Projeto Comprador trará à Wine South America representantes do trade de todos os estados brasileiros e de países como Bélgica, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, Irlanda, Paraguai, Polônia, Reino Unido e Rússia. Na edição anterior, a iniciativa teve como resultado a prospecção de R$ 6 milhões em negócios.

Conhecimento

A 2ª edição da Wine South America também será marcada por conteúdos de qualidade e parcerias com alguns dos principais nomes do segmento no Brasil. O grande destaque dessa edição será a área Wine Conference. No dia 26, por exemplo, haverá uma mesa redonda sobre o futuro do e-commerce de vinhos no Brasil: Desafios, oportunidades e crescimento de mercado, com palestras ministradas pelos profissionais Rogério Salume (Founder & Chairman da Wine.com.br) e Ari Gorenstein (CEO da Evino.com.br), e mediação do gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini. Também será apresentado um panorama do primeiro semestre de 2019 das importações, exportações e mercado brasileiro, com o consultor Felipe Galtaroça (Ideal Consulting).

Principal atração da edição anterior, o Master of Wine britânico Alistair Cooper está de volta para apresentar, no dia 25, no espaço Wine Tasting a masterclass interativa com a sua seleção de melhores vinhos e espumantes brasileiros. No mesmo ambiente, serão promovidas, ainda, diversas degustações orientadas de vinhos em parceria com a seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) e masterclassessobre vinhos ícones da Argentina, Áustria, França, Itália, Portugal e Uruguai.

A 2ª WINE SOUTH AMERICA EM NÚMEROS
• 300 marcas expositoras
• Presença de 13 países expositores, ampliando a internacionalização do evento
• A participação brasileira será ainda mais expressiva, com 180 marcas
• Do total, 26% dos expositores (80 marcas) estreiam no evento
• Projeto Comprador terá a participação de 230 profissionais do Brasil e do Exterior
• Expectativa de público de 6 mil pessoas de todos os estados brasileiros e de mais de 20 países nos três dias de feira
• Volume de negócios deverá ultrapassar os R$ 10 milhões nos 12 meses seguintes à realização da feira
• 10 mil metros quadrados, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Fundaparque)
• Maior evento profissional de vinhos na América Latina

Sobre a Wine South America
Realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere – líder na realização de exposições na Itália e segundo em volume de negócios da Europa –, a Wine South America tem todo o know-how da Vinitaly, que por mais de 50 anos é a feira referência mundial do setor de vinhos.

SERVIÇO
2ª Wine South America – Feira Internacional do Vinho                                          
Quando: de 25 a 27 de setembro de 2019 (quarta a sexta-feira), das 14h às 21h
Onde: Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481), em Bento Gonçalves (RS) – Brasil
Ingressos: no site www.winesa.com.br
Públicos-alvo: importadores e exportadores de bebidas; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas
Outras informações: no site www.winesa.com.br, pelo e-mail info@winesa.com.br ou pelo telefone (54) 3455.6711
Patrocínio: Sicredi, Caixa, Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, BRDE e Badesul

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido