O subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, participou do Fórum dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças do Rio Grande do Sul. O evento, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), teve como foco o debate sobre as propostas de Reforma Tributária em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado.
Ricardo apresentou aos participantes a proposta de consenso construída entre os Estados, que foi entregue na última semana ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre. A iniciativa foi elaborada no âmbito do Comitê dos Secretários de Fazenda dos 26 Estados e Distrito Federal (Comsefaz), com aprovação unânime das 27 Unidades da Federação. O objetivo é que as sugestões contribuam no debate das Casas Legislativas sobre os projetos em tramitação.
Segundo o subsecretário, algumas das principais premissas do modelo construído são a simplificação, a padronização, a adoção do princípio de destino, o fim da guerra fiscal, a autonomia na gestão, a manutenção da arrecadação atual e o não aumento da carga tributária.
“A unificação dos tributos que incidem sobre o consumo é um aspecto fundamental”, salientou Ricardo, ao destacar que a proposta prevê a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), em substituição ao ICMS, PIS, Cofins, IPI e ISS, observando também princípios internacionais de cobrança no local de consumo e alíquotas padronizadas.
Na ocasião, Ricardo destacou a relação do tema com o Receita 2030, conjunto de 30 iniciativas para a modernização da administração tributária do Rio Grande do Sul, lançado em março. “Paralelamente, estamos trabalhando forte para a simplificação extrema das obrigações dos contribuintes e para a transformação digital do fisco gaúcho, em uma espécie de Reforma Tributária Digital. Queremos melhorar o ambiente de negócios e proporcionar desenvolvimento econômico ao Estado”, afirmou o subsecretário.
O evento, realizado na segunda-feira (16/9), também contou com a participação de Eduardo Russomano Freire, presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Ricardo Ledur Gottardo, vice-presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças (Consef-RS) e secretário da Fazenda de Veranópolis, Leonardo Busatto, secretário da Fazenda de Porto Alegre, e Glademir Aroldi, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Fonte: Ascom Sefaz/Receita Estadual
Foto: Divulgação
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS