Chegou o momento em que os apreciadores de vinhos podem participar da 24ª Avaliação Nacional de Vinhos, maior evento brasileiro do gênero. O público poderá garantir sua inscrição a partir das 8h30min do dia 30 de agosto pelo site www.enologia.org.br, com vagas limitadas. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), que conta com a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho e apoio do IFRS – Campus Bento Gonçalves, ocorrerá no dia 24 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reunindo cerca de 850 apreciadores para degustar 16 vinhos selecionados entre os mais representativos da Safra 2016.
O grande momento da Avaliação reunirá enólogos, sommeliers, enófilos, apreciadores, consumidores e jornalistas do Brasil e do exterior. Cada uma das 16 amostras será degustada por todos os participantes, além de ser comentada por um dos convidados que compõem o painel de comentaristas. Neste momento, o evento tem um caráter lúdico, pois permite que o público faça sua própria análise e compare suas impressões com as de especialistas no assunto. E, no final, serão divulgados os nomes dos vinhos que integram os 30% mais representativos da safra 2016, incluindo os degustados às cegas pelo público.
O presidente da ABE, enólogo Juliano Perin, destaca que o público deve ficar atento ao período de inscrições, pois as vagas costumam esgotar no primeiro dia. “A Avaliação Nacional de Vinhos é uma experiência única, que une centenas de pessoas com algo em comum: a paixão e a curiosidade pelo mundo dos vinhos. Por isso, as vagas são muito disputadas e aqueles que desejam participar já devem se programar para acessar o site da ABE a partir das 8h30min do dia 30 de agosto”, ressalta.
Bastidores da Avaliação
Neste ano, cerca de 15 profissionais estiveram envolvidos na coleta de 241 amostras realizada de 18 de julho a 3 de agosto sob a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho. No decorrer do período, as equipes foram até 46 vinícolas localizadas na Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo para recolher nove garrafas de cada amostra inscrita na Avaliação, somando 2.169 exemplares sem rótulo ou marca que identifique a empresa participante.
No total, as amostras percorreram a distância de 9.240 quilômetros até o município gaúcho. “Foi um processo de muita responsabilidade, pois mobilizamos profissionais para coletar vinhos diretamente de tanques, lotes de barricas ou já em garrafas – muitos ainda em fase de maturação e estabilização. Mas as vinícolas confiam no trabalho desenvolvido pelas equipes, ratificando a credibilidade do evento”, pontua o chefe geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus.
A etapa seguinte, que teve início dia 18 de agosto e se encerra nesta semana, dia 25, consiste na Degustação de Seleção com a participação de 90 enólogos divididos em seis grupos de 15 profissionais que avaliam as amostras no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, para indicar as 30% mais representativas da Safra 2016.
Fonte: Conceitocom Brasil
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha
Vinho e espumante um passo mais perto de serem símbolos oficiais do RS
Natal nos Vinhedos tem atrações artísticas gratuitas e opções enogastronômicas em dezembro