Após dois anos esbarrando em dificuldades, o Bento Gonçalves Futsal (BGF) voltou a viver bom momento, reencontrando o caminho das vitórias em 2019. Com um grande desempenho protagonizado na primeira fase da Série Ouro, a equipe bento-gonçalvense finalizou na vice-liderança do grupo B com a terceira melhor campanha da competição estadual que, de acordo com o técnico Vaner Flores, é fruto da busca “plural” do grupo de atletas ao encontro do objetivo traçado pela direção.
No ano em que o clube completou 10 anos de história, o BGF voltou a vivenciar os seus tempos áureos na elite do futsal gaúcho, chegando a somar na primeira fase 11 jogos sem derrotas na competição. “Nós sabíamos da dificuldade que íamos ter, pois depois de dois anos realmente só ‘apanhando’, sem ter a oportunidade de trabalhar e de capacitar os atletas, era uma nova era dentro do Bento Gonçalves Futsal. Nós baixamos a cabeça e trabalhamos muito, tivemos o foco lá em cima, meu grupo quis tanto e eu capacitei eles para nós realmente conseguirmos esse objetivo neste primeiro momento, que era classificar”, explica Vaner Flores.
O BGF finalizou a fase classificatória na vice-liderança do grupo B com 33 pontos conquistados, avançando de forma direta às quartas de final da competição. O clube somou 10 vitórias, três empates e sofreu três derrotas, anotando 65 gols e sofrendo 34 gols, possuindo a terceira melhor defesa do campeonato. Na artilharia, Kevin foi o que mais balançou as redes pelo BGF, com 17 gols marcados, seguido por Gabizinho, com 14 gols.
Além dos bons números conquistados nesta primeira fase, o BGF está invicto em seus domínios, fazendo de sua casa a principal arma para a conquista de bons resultados. “O grupo sempre quis, a busca foi plural e por isso que nos encontramos nesta situação: classificados para as quartas de final, trazendo uma decisão para dentro de Bento Gonçalves. Agora começamos de novo, juntamente com minha comissão técnica, a trabalhar forte, trabalhar pensando novamente em fazer parte de uma semifinal”, ressalta o técnico.
Na Série Ouro, o BGF já alcançou as semifinais em duas oportunidades em sua trajetória no futsal gaúcho, nos anos de 2011 e 2012. Visando chegar mais uma vez entre os melhores da Série Ouro, Vaner Flores afirma que o desempenho demonstrado na primeira fase deve permanecer para a fase de mata-mata. “Contra números não há argumentos realmente, mas a partir de agora temos que esquecer e saber que se a gente não performar novamente da melhor maneira possível, podemos ficar pelo caminho. Agora é continuar com mais firmeza, mais entrega, mais foco para fazer com que os atletas cheguem no mata-mata muito bem”, comenta.
Os jogos de ida e volta das quartas de final estão previstos para os dias 14 e 20 de setembro. O BGF vai decidir em seus domínios o confronto decisivo valendo vaga à semifinal. A equipe bento-gonçalvense conta com o projeto social “BGF é Série Ouro”, financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do PRÓ-ESPORTE RS LIE e tem o apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves.
Confrontos da 2ª fase – repescagem:
Paulista x Fontoura Xavier
União Independente x Real Street
Parobé x ASSAF
Rabelo x ARE
Foto: Kévin Sganzerla/FML Esportes
Fonte: Ativa Assessoria
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor