Está em fase de avanços junto ao CISGA – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha – um projeto de implantação para os municípios integrantes de Centrais Geradoras Fotovoltaicas (produção de energia elétrica a partir da energia solar) para redução dos custos. Tanto que um Protocolo de Intenções foi assinado junto a Fundação Getúlio Vargas para auxiliar em sua implantação.
O tema voltou a ser discutido nesta semana em reunião do Consórcio em sua sede, localizada em Garibaldi. O presidente do CISGA e prefeito de Carlos Barbosa, Evandro Zibetti, comentou que “tudo é uma questão de sustentabilidade. Ao longo dos tempos temos discutido e debatido alternativas para que possamos ser mais econômicos”, referiu.
A pauta já integrou reuniões da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) e da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do RS).
Em Carlos Barbosa, de acordo com o prefeito, gradativamente está em andamento a substituição de lâmpadas convencionais por LED (gasta menos e dura 50 vezes mais). Foram 1 mil pontos já trocados e atualmente são mais de 5 mil no município.
A Prefeitura de Monte Belo do Sul também tem estudado a possibilidade. O prefeito Adenir Dallé entende que “os municípios estão gastando muito em energia e iluminação pública. Precisamos de energia limpa e estamos avaliando para que o município faça este investimento”, afirmou. São pelo menos R$ 50 mil por mês somente em energia desembolsados pelo Poder Público.
Em Bento Gonçalves são mais de 14 mil pontos de lâmpadas e as trocas já começaram. Mas, a aposta maior é o projeto da usina de tratamento e eliminação dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) em formato de Parceria Público-Privada (PPP). A proposta é transformar os resíduos em energia alternativa, porém, desde apontamento do Tribunal de Contas do Estado a fase é de adequações.
Na Assembleia do CISGA houve ainda eleição do novo presidente, o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch.
Veja a lista dos municípios que integram o CISGA aqui.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor