Uma comitiva de produtores de Brasília, organizada pelo Sebrae Nacional e AgroTravel, com apoio da Emater do Distrito Federal (DF), está nesta semana em Bento Gonçalves para conhecer o trabalho desenvolvido pelas agroindústrias familiares do município.
Nesta quinta-feira, 22, o grupo formado por 12 agricultores visitou as agroindústrias Casa Adesso, propriedade de Rubes e Rejane Enderele, que produz pães, bolos, cucas e geleias; e a Doces Dall’Oglio, de Marilice e Vinícius Dall’Oglio, que fabrica geleias, pães, biscoitos e bolos; ambas localizadas no distrito de Faria Lemos.
O técnico da Emater do Centro de Treinamento do DF, Paulo Álvares, comenta a articulação da vinda para a cidade. “Na verdade conhecemos a Serra Gaúcha por meio dos próprios agricultores. Então, buscamos informações e experiências daqui para levar pra lá e tornar isso viável para a nossa realidade. A experiência vai ser bem favorável para os empreendimentos”, aponta.
Nesta sexta, 23, a comitiva conheceu a agroindústria Porão do Vale, – segunda cantina de vinho colonial legalizada no Município –, localizada no Vale dos Vinhedos e propriedade dos produtores Vitório e Ivone Somensi. Na ocasião, Vitório relatou a história de sua família, apresentou o espaço e explicou os processos e a rotina da cantina.
Thiago Campos, representante da empresa AgroTravel, relata as impressões que teve do município. “A primeira coisa que se destacou aqui foi as famílias trabalhando juntas, a agricultura familiar com agroindústrias com produtos de alta qualidade, a tecnificação disso, a agregação de valor também. O trabalho da Emater do Rio Grande do Sul, que juntamente com a Secretaria da Agricultura, ajuda na questão da Vigilância Sanitária, na elaboração dos projetos e no acesso ao mercado para os produtores. Com esse aprendizado, pretendemos multiplicar e levar isso para os produtores familiares do Distrito Federal”, frisa.
A produtora Lucia Maria Medeiros Nunes comenta a oportunidade. “É muita grandiosa a experiência de ver o que o pessoal produz. Eu fico encabulada com a coragem dos agricultores daqui. Em Brasília, temos tudo mais fácil, é tudo plaino. Aqui a produção é imensa em lugares de difíceis acessos, devido a Serra”.
O secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, manifestou satisfação pela visita desejando uma boa e positiva estadia. “Bento é um dos municípios com maior número de agroindústrias do estado e tem cada vez mais contribuído para estimular os agricultores a agregar valor aos produtos da colônia. Isso é graças às ações da Prefeitura em parceria com a Emater, Embrapa IFRS e outras. As 31 Agroindústrias já registradas e outras em estágio de legalização são a materialização do acerto das políticas públicas de incentivo e apoio a esse importante segmento econômico e turístico”, destaca.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento
Fotos: Laura Kirchhof
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS