Na noite desta quinta-feira, 18, a Cooperativa Vinícola Aurora foi homenageada pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves com uma Portaria de Louvor e Agradecimento pelos 85 anos de fundação, completados neste 2016. O ato lotou o Poder Legislativo, com associados, funcionários, diretoria, colaboradores e autoridades locais.
O idealizador foi o vereador Paulo Roberto Cavalli – Paco (PTB) e a proposta foi aprovada por unanimidade em sessão ordinária ainda em março deste ano. O presidente do Conselho de Administração, Itacir Pedro Pozza, dedicou o reconhecimento a todos que integram a família da Cooperativa. O diretor geral, Hermínio Ficagna, explanou sobre a história da empresa, lembrando de um dos últimos momentos mais marcantes, a quitação antecipada do passivo que fora renegociado, em 2000, com bancos credores, com prazo de amortização estipulado, na época, até dezembro de 2020. O anúncio havia sido feito no aniversário dos 85 anos em fevereiro.
O prefeito Guilherme Pasin, além de Secretários Municipais, estiveram presentes durante o ato. Os vereadores foram contemplados com um vinho comemorativo de aniversário. A vinícola entregou ao Poder Legislativo ainda, das mãos do presidente Pozza, ao presidente Gilmar Pessuto, o livro escrito por Remy Valduga que conta a trajetória da cooperativa.
Ao final, a diretoria da Vinícola e os vereadores brindaram a noite festiva.
A história da AURORA inicia em 1875, com a chegada de imigrantes oriundos do norte da Itália. Estabelecidos no Sul do Brasil, na Serra Gaúcha, onde encontraram paisagens e clima similares aos de seu país de origem. Assim, os hábitos e a cultura europeia não foram abandonados, e a antiga arte da vitivinicultura logo foi retomada. No dia 14 de fevereiro de 1931, dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reuniram-se para lançar a pedra fundamental do que viria a se transformar no maior empreendimento do gênero no Brasil: Cooperativa Vinícola Aurora.
Um ano mais tarde, já contabilizava a produção coletiva de 317 mil quilos de uvas e fixava a base de um empreendimento destinado a ser não apenas o maior, mas também um dos mais qualificados tecnologicamente. Hoje, bem no coração de Bento Gonçalves, a Vinícola Aurora é a maior do Brasil. Mais de 1,1 mil famílias se associaram à cooperativa, sendo a produção orientada por técnicos que, diariamente, estão em contato com o produtor — fornecendo toda a assistência necessária.
Ao todo, são produzidos atualmente 55 milhões de quilos de uvas por ano, que originam 42 milhões de litros de vinhos, sucos e derivados, além de uma estocagem de 70 milhões de litros em uma área construída que chega a 110 mil metros quadrados. Uma cooperativa de sucesso com lucros que são divididos para todos os seus cooperados.
Clique para ampliar mais imagens:
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves