Mais de 4 mil estudantes serão beneficiados até 2022 com iniciativa lançada pela Secretaria da Educação (Seduc) para corrigir a defasagem de idade-série dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Batizado como Aceleração RS – Anos Finais, o projeto piloto já iniciou em 18 municípios a partir do monitoramento do nível da aprendizagem das turmas criadas para a correção de fluxo.
Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2018, no Rio Grande do Sul, a taxa de reprovação do 6º ao 9ª ano do Ensino Fundamental era de 19,1%. Além disso, de acordo com informações do sistema ISE (Seduc), cerca de 65 mil alunos dos anos finais estão em distorção de idade-série de dois anos ou mais.
A diretora-adjunta do Departamento Pedagógico da Seduc, Nely Moreira, ressalta que o programa quer priorizar ainda o rendimento e aprendizagem. “É preciso resolver os gargalos desta etapa para que os nossos jovens cheguem ao Ensino Médio mais preparados. Se tiverem uma alfabetização em tempo correto e uma qualificação nos demais anos, teremos melhores resultados na educação do Estado”, afirma.
A coordenadora do programa, Leony Marques, explica que o projeto irá ocorrer por meio das formações continuadas de professores, do monitoramento das ações pedagógicas e dos planos de ações para intensificar o aprendizado nas disciplinas que os alunos têm maior dificuldade. “O objetivo é analisar a escola como um todo para que não ocorram novas reprovações. Este programa não é um fim em si, mas o início para que não tenhamos mais estudantes fora da idade-série”, destaca.
Regiões contempladas
O lançamento do programa foi realizado durante formação continuada de professores. O encontro, que ocorreu entre os dias 8 e 9 de agosto, no Auditório Paulo Freire, foi uma das primeiras ações do programa Aceleração RS – Anos Finais. Participam escolas das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Porto Alegre, São Leopoldo, Passo Fundo, Santa Maria, Osório, Guaíba, Pelotas, Canoas e Gravataí.
Fonte e foto: Palácio Piratini
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS