Ocorreu na noite de quinta-feira, dia 8, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, o 2º Encontro Cultural- Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha”, em alusão à data comemorada no último dia 25 de julho.
Organizado pelo Movimento Negro Raízes, o Conselho dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Bento Gonçalves e a Secretaria de Cultura, o intuito do evento foi promover o Dia Nacional de Teresa de Bengela e da Mulher Negra.
Durante o evento o Movimento Negro raízes homenageou a jovem Ketlen Coutinho, vítima de injúria racial, no último dia 13 de Julho, enquanto exercia sua atividade de atendente/monitora do estacionamento rotativo do município. Ela recebeu flores e uma “coroa de princesa”, entregue por Laura Corrêa Ribeiro de 6 anos (filha do casal integrante da coordenação do Movimento – Marcus Flávio e Solana Corrêa), sendo Laura um dos símbolos sociais do Movimento Negro Raízes.
O Movimento Negro Raízes tem sido uma ferramenta útil no combate ao racismo e ensino da cultura afro-brasileira em Bento Gonçalves. Em 2018, o projeto recebeu o Prêmio Zumbi dos Palmares, da Assembleia Legislativa do estado.
Além das homenagens, o evento também contará com atrações culturais, com destaque para os grupos de dança (Jazz/ danças urbanas/ gaúcha), declamação de poesia e demais opções musicais.
Com informações do portal Notícia Preta
Fotos: Movimento Negro Raízes
Mostra “Coleção Snail Home”: artista visual André D’Ambros cria reflexão sobre a questão ambiental
UCS celebra os 150 anos da imigração italiana no RS com livro histórico e espetáculo emocionante
Leite destaca ajuste fiscal e reconstrução do RS em conferência do Santander