Descomplica RS pretende facilitar serviços à população
O governo do Estado promoveu mais uma ação para minimizar a burocracia da máquina pública. Trata-se do Descomplica RS, que foi lançado na manhã desta quinta-feira (08/08), no Palácio Piratini. O trabalho, que começou no final do ano passado, é uma iniciativa do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo, coordenado pela Secretaria de Governança e Gestão (SGGE), formado por sete secretarias do Executivo e representantes da sociedade civil, incluindo Sebrae RS.
“Entendemos que esse é um grande passo para o Estado começar a promover ações, que buscam minimizar a burocracia da máquina pública, visando gerar transformações e maior empreendedorismo”, comenta a técnica de gerência de políticas públicas e desenvolvimento territorial do Sebrae RS, Claudia Cittolin.
Na ocasião, foram apresentadas medidas para facilitar a vida de quem quer empreender, gerar emprego e desenvolvimento, além de apresentar serviços mais ágeis à população. Na primeira etapa desta avaliação, foram revogados 300 decretos desatualizados, em desuso e que causam excesso de burocracia na rotina dos serviços públicos. Ao todo, devem ser triados 21.371 mil normas publicadas entre 1989 e 2018. No evento de lançamento, o tamanho da burocracia foi representada por uma pilha de papéis com mais de quatro metros de altura.
Outra medida apresentada foi a ampliação da adesão de municípios gaúchos à RedeSimples – rede nacional para a simplificação e a legalização de empresas e negócios, projeto do Sebrae. Atualmente, 181 cidades gaúchas já estão integradas ao sistema que facilitou a abertura, alteração e fechamento de micro e pequenas empresas. A meta é alcançar mais 100 cidades até o fim de agosto deste ano e chegar a todos os 497 municípios do Estado, até 2022. Todos os órgãos estaduais que emitem permissões para a abertura de um negócio no Estado já estão integrados – JucisRS, Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Secretaria da Fazenda.
Com investimento de mais de R$ 2,6 milhões, foram digitalizados 18 milhões de documentos do acervo da Junta Comercial, alterando completamente seu sistema operacional, gerando processos mais ágeis, modernos e seguros, tanto para o empreendedor quanto para o estado, sem falar no aspecto econômico.
“Atuar em parcerias com outros segmentos da sociedade é uma das formas que o Sebrae RS utiliza para alavancar o resultado do nosso trabalho. Isso significa mais agilidade e eficiência no registro e licenciamento de pequenos negócios no estado, melhorando o ambiente empreendedor, gerando emprego e renda, tão necessários para a retomada do desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul”, destaca o presidente do Sebrae do RS, Gilberto Petry.
Além disso, foi lançado o site descomplica.rs.gov.br para que as pessoas possam relatar as dificuldades encontradas em processos burocráticos, dar sugestões e opiniões que serão encaminhadas diretamente ao corpo técnico do governo. Através dele, será possível mapear quais processos tornaram-se burocráticos e ainda podem ser revogados.
“Vamos revisar todos os processos burocráticos através de uma tecnologia que permite fazer isso. Esses decretos são algo simbólico perto de tudo o que pretendemos ainda fazer”, finaliza o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Rede Gov.BR
Outra ação que responde ao Descomplica, aconteceu em abril. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a aderir à Rede Gov.Br, a Rede Nacional de Governo Digital, a finalidade do programa federal é eliminar riscos de fraude, dar mais transparência e reduzir a burocracia, promover a união do fluxo de informações entre as administrações federal, estaduais e municipais e o compartilhamento de ferramentas e de soluções tecnológicas, reduzindo, assim, a burocracia, e promovendo a ampliação a oferta de serviços públicos por meios digitais
Fonte e foto: Palácio Piratini
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento