O dia 25 de julho comemora-se o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A data é lembrada por uma série de ações e atividades que ocorrem em todos país que possibilita trazer reflexões que denunciem e auxiliem na caminhada contra a opressão deste grupo étnico. E o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM) promove uma programação que evoca essa data histórica de luta e resistência a partir do dia 29 de julho com a abertura da exposição itinerante de Estatuetas Africanas, no CIC, que ficará até o dia 02 de agosto.
A exposição compreende a produção de estatuetas africanas realizada no curso artesanal que integra o programa “Resgatando Raízes: A influência dos indígenas e africanos na formação do povo e da cultura brasileira”, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRS. As estatuetas são moldadas em gesso e pintadas co tinta PVA de diversas tonalidades e finalizadas com o acabamento de uma camada de verniz fosco. Em média são produzidas de 30 a 40 unidades por curso. Após a exibição no CIC, a exposição entra em circuito: no período de 5 a 10 de agosto, no IFRS; de 12 a 16 de agosto, no Complexo Administrativo da Prefeitura.
As atividades seguem no dia 8 de agosto com o debate sobre Akoni – Trajetórias e Visibilidades, que na língua africana Yorubá significa “mulheres guerreiras”. Paralelo a essa atividades o IFRS irá promover ações internas vinculadas à data dando ênfase às mulheres negras, latino-americanas e caribenhas que se destacaram na história.
As atividades do Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha são uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) em parceria com a Coordenadoria da Mulher, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Sociedade 20 de Novembro e CIC.
Debate e Reflexão
Tema: AKONI – Trajetórias e Visibilidade
Data: 08 de agosto
Horário: 19 horas
Local: Salão de Atos – IFRS Campus Bento Gonçalves
Debatedores: Chaline de Souza – Mestra em História, Elisete Moretto – Coordenadora de Políticas Públicas Afro, Marlise Paz dos Santos – Assessora de Relações Étnico-raciais do IFRS
Mediador: Professor Evandro Mattana
* Aberta ao Público em geral
Fonte: Prefeitura de Bento / Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação
Gastronomia e diversão garantem mais de 5,4 mil pessoas no segundo final de semana do 33º FestiQuejo
Mais duas agroindústrias recebem certificação do Selo Sabor de Bento
Julgamentos na Justiça do Trabalho superaram 4 milhões em 2024