Dança Urbana, Tradicionalismo, MPB, Gospel, entre outros, foram os estilos de Música e Dança que dominaram a cena no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold da Fundação Casa das Artes, na noite do dia 16 de julho. Mas quem foi que brilhou foram os 50 alunos que aceitaram o desafio de se apresentarem e mostrar o seu talento e empenho desde o momento em que aceitaram participar na terceira edição do EducArte.
Como é o caso da aluna Eduarda Ficagna, 10 anos, da EMEF Aurélio Frare, que foi descoberta na segunda edição do evento. De lá para cá, a direção do educandário incentivou a desenvolver o seu talento e, hoje, ela integra o projeto Coração Cidadão, além de ser requisitada para outras atividades da área. Com este percurso já está mais confiante ao entrar no palco: “como iniciei aqui no EducArte, no ano passado, para mim se apresentar hoje é tudo. A música que escolhi para cantar, ‘Meu abrigo’ é bem significativa para a minha vida e simboliza esse talento que tenho”, destaca.
O estudante Renan Carvalho, de 18 anos, da Escola Mestre Santa Bárbara, que já se apresentou em outros momentos, ressalta que “é sempre gratificante de incentivar esse tipo de evento porque estamos em contato direto com diferentes segmentos artísticos”.
A professora que coordenou os trabalhos das escolas estaduais Pedro Vicente da Rosa e Dona Isabel, Fernanda Toniolo, evidencia que “toda forma de fomentação artística é sempre válida. Os alunos saírem de suas escolas e compartilharem com outras e com a comunidade a linguagem universal e inerente que é a Arte, e que todos trazem dentro de si, revela a profunda ligação entre esses mundos. Desde o momento em que é definido quem vai e o que apresentar eles ficam estimulados e ansiosos de mostrarem seu talento”.
A secretária de educação, Iraci Luchese Vasques, em seu pronunciamento parabenizou as escolas, as equipes diretivas, os professores, os alunos e os pais e enfatizou a importância do evento: “é um trabalho onde, com certeza, eles crescem bastante. Eles se expõem, eles fazem com que aquela timidez da criança e do adolescente se transforme, mostrando no palco fazendo o que eles curtem. O EducArte abre esse espaço nos educandários que possibilita uma experiências que irão formar o caráter de nossos futuros cidadãos, além de expandir seu universo subjetivo ”.
A terceira edição do EducArte é uma realização das secretarias de Educação e Cultura e as escolas participantes foram EMEF Aurélio Frare, EMEM Alfredo Avelino, EMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves, Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, EMEF Princesa Isabel, EMEF Ouro Verde, EMEF Santa Helena, Colégio Estadual Dona Isabel e Colégio Estadual Pedro Vicente da Rosa.
Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Jose Martim Estefanon
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul