O Programa que irá trabalhar as propriedades rurais de forma sistêmica foi exposto em reunião da equipe regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, realizada nesta segunda-feira (08/08). Criado pelo Governo do Estado, o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar será desenvolvido no Rio Grande do Sul no período de quatro anos (2016/2019), beneficiando 20 mil famílias gaúchas. O objetivo é promover a gestão e a adequação socioeconômica e ambiental das propriedades rurais familiares.
A partir desta sexta-feira (12/08), extensionistas das áreas social e econômica dos 49 municípios da região começam a ser capacitados. Nesses encontros, serão esclarecidas as metodologias e ferramentas a serem utilizadas na execução do Programa, o qual é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). No dia 12, a capacitação acontece em Vacaria; no dia 15, em Flores da Cunha; e no dia 19, em Nova Pádua.
Na região de Caxias do Sul, a meta é sensibilizar 992 famílias e elaborar 496 Planos de Gestão das propriedades, com a execução de atividades a curto, médio e longo prazo. Também serão implantadas duas unidades de referência técnica em cada município. Parte das unidades selecionadas deverá ser gerida por jovens e mulheres, ter uso de energia renovável, produção orgânica e/ou em transição e agroindústria familiar.
Entre os resultados esperados estão o aumento da renda na propriedade, a ampliação de área com práticas conservacionistas, a promoção do acesso a bens, serviços e políticas públicas e produção para autoconsumo na propriedade.
Fonte e foto: Rejane Paludo – Emater/RS-Ascar
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha
Vinho e espumante um passo mais perto de serem símbolos oficiais do RS
Natal nos Vinhedos tem atrações artísticas gratuitas e opções enogastronômicas em dezembro