Nesta sexta-feira, mais precisamente às 12h54min, iniciou a estação inverno em todo o Hemisfério Sul, e a tendência é de que a estação não seja tão rigorosa, pelo menos para o estado do Rio Grande do Sul, porém, a quantidade de chuva deve ser acima da média.
Uma das principais características do inverno no Brasil, de forma geral, é o tempo seco, dias com muito sol e umidade do ar baixa à tarde. As frentes frias continuam chegando ao país e atingem primeiro e com mais força a Região Sul do país.
A passagem das massas de ar frio de origem polar são comuns na Região Sul e deixam os dias frios no. Temperaturas com menos de 10°C são comuns, porém em âmbito geral os dias serão de temperaturas amenas ou quentes intercalados com episódios pontuais de frio mais intenso. O mês de julho deve registrar as menores temperaturas.
Ciclones extratropicais também são fenômenos bastante comuns na costa da Argentina, do Uruguai e do Sul do Brasil provocando ventos fortes, que deixam o mar muito agitado, com grandes ondas que eventualmente chegam ao litoral do Sul do Brasil e causam ressaca.
Inverno 2019 na Região Sul
O inverno começa úmido na maior parte da Região Sul. A existência do El Niño, mesmo que fraco, beirando a neutralidade, contribui para ocorrência de áreas de instabilidade fiquem frequentes e bloqueadas sobre o Sul do país no mês de julho. Será um mês com risco de temporais, com chuva forte e volumosa e com risco de ventania.
As condições para chuva diminuem em agosto e a chuva será menos frequente. Este mês deve terminar com chuva abaixo da média. Em setembro, a chuva retorna sobre o Sul e voltam os temporais nos três estados.
PROFESSORA QUE MORREU DE ACIDENTE SEGUNDA-FEIRA, PERDEU O FILHO HÁ DOIS ANOS NA MESMA RODOVIA
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO SÃO JOÃO, EM BENTO GONÇALVES
BRIGADA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS POR TRÁFICO DE DROGAS E POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO EM NOVA PRATA