Na tarde desta quarta-feira, 19, no Sest/Senat ocorreu a participação da Secretaria de Educação na disciplina Guarda Civil e a Comunidade Escolar, ministrada pelo Major Juliano André Amaral. O encontro teve por objetivo compartilhar projetos e experiências que impactam direta ou indiretamente na comunidade. Na ocasião a secretária-adjunta, Adriane Zorzi, a coordenadora pedagógica, Adriana Razia, e a psicóloga, Nádia De Cesaro, explanaram sobre as competências e os projetos da Secretaria de Educação
Foram discorridos os seguintes tópicos:
– Secretaria de Educação: Função da Secretaria enquanto gestora da educação municipal e o impacto na comunidade, destacando a importância das parcerias e do trabalho em equipe para efetivar as políticas públicas.
– Projetos que a SMED vem desenvolvendo desde 2013 junto as escolas, com o objetivo de contribuir com o fazer pedagógico, e através das vivências propostas provocar mudanças de hábitos nos alunos, e eles como agentes multiplicadores promoverem mudanças no contexto familiar e comunitário.
– Projeto “Olhar Atento” que tem por objetivo promover ações e vivências que desenvolvam a reflexão, discussão e experiências em torno da alimentação, oportunizando a comunidade escolar e, principalmente, ao aluno, a possibilidade de realizar escolhas conscientes e de construir hábitos de alimentação saudável.
– Projeto “Um Olhar Encantador sobre Bento Gonçalves” que tem objetivo promover ações e vivências que desenvolvam o conhecimento e a valorização do nosso município, em seus aspectos econômicos, sociais, históricos e culturais, oportunizando à comunidade escolar e, principalmente, ao aluno, a possibilidade de dar sentido à sua circunstância espaço-temporal, de encantar-se com o lugar onde vive e de sentir-se seu co-autor.
– Projeto “Leituras” que tem por objetivo possibilitar vivências e discussões que problematizem a leitura, favorecendo a formação dos alunos como leitores e contribuindo para a qualificação do docente como leitor-mediador de textos utilitários e literários.
Também foi destacado a importância do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Inclusão e Diversidade o qual foi instituído através do Decreto nº 10.088/19, que tem por objetivo articular e capacitar a rede intersetorial no que tange às questões voltadas a inclusão e diversidade cultural. E pela Justiça Restaurativa através da metodologia dos Círculos de Construção de Paz, que muito em contribuído na prevenção e resolução de conflito nos ambientes escolares.
O major Juliano André Amaral ressaltou a importância de se criar diálogos com todos os setores da Administração Pública: “mais do termos o agente físico nas ruas, é nós termos o agente voltado para a questão da prevenção trabalhando nessa proximidade com a comunidade. Então, os novos agentes estão descobrindo e conhecendo todos os talentos que Bento Gonçalves tem e realiza hoje frente às pastas públicas. Isso proporciona uma interação maior que permite melhor se inserir nas características que formam o município”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Jose Martim Estefanon
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família