Comitiva de Caxias discute regularização de agroindústrias conforme modelo aplicado em Bento

O número de agroindústrias que estão se firmando em Bento Gonçalves tem crescido exponencialmente. Com 31 estabelecimentos cadastrados no Selo Sabor de Bento e mais 19 em processo de legalização, o Município tem atraído representantes de diversas cidades que buscam conhecer o trabalho realizado.

Nesta terça-feira, 18, uma comitiva da Prefeitura de Caxias do Sul, acompanhados de um representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vieram à Capital do Vinho com o intuito de verificar o procedimento de legalização das agroindústrias.

Dentre os pontos abordados durante o encontro, estiveram questões de regularização, as ações de incentivo da agroindústria familiar e o trabalho desenvolvido pela Prefeitura e entidades ligadas ao segmento.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, os dados positivos da agroindústria, em Bento Gonçalves, são o resultado das políticas que a Administração Municipal instituiu no município. “A legislação pertinente e em consonância com a das instâncias estadual e federal, e todos os profissionais envolvidos – da Prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) da Secretaria da Agricultura, bem como do serviço de extensão da Emater -, criaram uma situação de incentivo, orientação, equivalência e fiscalização, tal que possibilitou um ambiente de atenção a todos os interessados a implantar seu negócio. Junto ao espírito empreendedor dos nossos munícipes, criamos condições de estímulo e incentivo ao surgimento das agroindústrias, elemento primordial de agregação de renda, com a consequente geração de riqueza e empregos”, ressalta.

Integraram a comitiva de Caxias, a secretária da Agricultura, Camila Sandri Sirena, o diretor-executivo da Secretaria, Ramon Sirtoli, a diretora do Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários – COPAS-POA, Marilia Lima de Campos, os médicos veterinários da Emater, Ricardo Capelli, e da Vigilância Sanitária, Jeruza Ferreira, e representante da EcoCaxias, Eunice Pagnoncelli.

Também estiveram presentes, do Mapa (Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário), o fiscal Leonardo Toss, o secretário municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), Dorval Brandelli, os coordenadores dos distritos, Henrique Nuncio, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Cristiano Selbach, da parte administrativo da SMDA, Rudinei Heissler, o engenheiro de alimentos da Vigilância Sanitária, Vinicius Ornelas Rosa e o extensionista rural da Emater de Bento, Neiton Perufo.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto: Marina Teles

error: Conteúdo Protegido