governo federal deve publicar nesta quarta-feira (19) uma portaria que concede autorização permanente para trabalho aos domingos e feriados. A medida atende a uma reivindicação histórica dos empreendedores e abrange 78 atividades econômicas.
A decisão foi comunicada nesta terça-feira (18) pelo secretário especial da Previdência Social, Rogério Marinho, que se reuniu com o relator da Medida Provisória 881/2019, deputado Jerônimo Goergen (Progressistas). Segundo o parlamentar, a portaria será incluída no relatório da MP da Liberdade Econômica. “Nosso objetivo é fortalecer os efeitos desse ato administrativo do Executivo, conferindo a ele efeitos legais mais abrangentes”, destacou.
A autorização permanente para abrir domingos e feriados atinge sete grandes setores da economia: indústria, comércio, transportes, comunicação e publicidade, educação e cultura, serviços funerários e agricultura e pecuária. “Estamos corrigindo distorções inadmissíveis para um país que precisa crescer e gerar milhares de empregos. A informação que temos é que apenas uma revenda de veículos deve gerar oito mil empregos imediatamente com a medida.
Hoje, por exemplo, as concessionárias estão impedidas de abrir aos domingos”, explicou. O parlamentar destaca que os trabalhadores terão assegurados seus direitos, como a concessão de folgas. O governo ainda confirmou que irá revisar algumas Normas Regulamentadoras (NRs) de saúde e segurança no trabalho. O objetivo é acabar com o engessamento da atual legislação sobre as atividades produtivas.
Fonte e foto: Página deputado Gerônimo Goergen
Cinco mil pessoas prestigiam 3ª Festa Julina Solidária da Cooperativa Vinícola Aurora
Governo do Estado inicia trabalho de campo da batimetria no Guaíba
Próximo leilão do DetranRS oferta 611 veículos e sucatas