A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves adiou para a Sessão Ordinária do dia 22 de agosto, a votação de dois projetos de interesse ambiental. Oriundas da Administração Municipal, as matérias estavam na pauta desta segunda, mas receberam pedido de vista do vereador Moacir Camerini (PDT). O primeiro projeto pretende instituir o ‘Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos’. A ideia é reduzir a geração e adotar tecnologias para destinação final e tratamento dos resíduos. A outra discussão deve criar o ‘Plano Municipal de Coleta Seletiva’ e entre as medidas de curto prazo, estão o treinamento e o fornecimento de apoio técnico para as cooperavas de recicladores, com incentivos para sua manutenção e autossustentabilidade.
A intenção é aumentar os índices de resíduos reciclados no município, incentivando também a educação ambiental e conscientização para redução dos resíduos sólidos gerados nos domicílios. O projeto também prevê capacitação dos cidadãos para a compostagem dos resíduos orgânicos domésticos.
Integrante do setor de captação de projetos e educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Simone Lemos explica que os dois projetos contemplam o ‘Processo de Gestão de Resíduos Sólidos’ em Bento Gonçalves. “Houve um processo bastante longo, mas que visa atender à atual demanda, de forma bem realista, no município”, conta Simone.
Atualmente, há dez associações de recicladores cadastradas junto à Secretaria de Meio Ambiente. A responsável pela coleta em Bento é a empresa RN Freitas e as associações separaram e destinam o lixo. “Com estes planos municipais, temos uma melhor organização e um norte, em termos de legislação, sobre o que pode ou não pode na hora de darmos um destino ao material descartado pela população”, conclui.
Dia Mundial da Luta Contra a Aids: testagens na população de Bento serão realizadas dia 7
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)