Um total de 1.028 estudantes de todo o Estado estão concorrendo a uma das 375 oportunidades do programa Bolsa Juventude Rural, oferecido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). As inscrições foram encerradas em 31 de maio, e agora a equipe do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria trabalha na análise da documentação apresentada pelos candidatos, para posterior publicação da lista de estudantes habilitados e inabilitados, com prazo de recurso.
O programa prevê 175 bolsas para alunos regularmente matriculados no 2º ano e 200 para alunos do 3o ano do Ensino Médio. “O Bolsa Juventude Rural tem como objetivo dar oportunidade e condições de acesso e permanência no Ensino Médio e de implantação de projetos produtivos sustentáveis, estimulando a sucessão nas propriedades”, afirma o secretário Covatti Filho.
O auxílio, de R$ 200 mensais, é pago por um período de 10 meses a alunos matriculados em escolas públicas estaduais ou instituições educacionais sem fins lucrativos e de caráter comunitário que trabalham com a pedagogia de alternância.
Requisitos
- Estar matriculado(a) no 2º ou no 3º anos do Ensino Médio, em escolas públicas estaduais ou inscrito(a)/matriculado(a) em instituições educacionais sem fins lucrativos e de caráter comunitário, que desenvolvam ou ofereçam cursos de ensino médio ou de educação profissionalizante com conteúdo e método fundamentado, entre outros, na pedagogia de alternância.
- Ter entre 15 e 29 anos.
- Ter Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa.
- Possuir baixa renda bruta familiar.
Assembleia presta homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
BRDE quer ampliar parcerias em projetos de transição energética na Fiema Brasil 2025
Pouca chuva e temperaturas baixas marcaram o mês de abril