Dando segmento à proposta de Leitura e Arte em Toda Parte, em 2019 a Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Tancredo Neves escolheu o tema: “Por um mundo melhor”, com a intenção de refletir sobre as transformações que estão ocorrendo no mundo e de repensarmos o que podemos fazer, enquanto cidadãos brasileiros. Fomentando desta forma a vontade de mudar a realidade mais próxima.
Para as turmas de Jardim ao 5º ano, o projeto favorece situações sequenciadas e planejadas, atuando conjuntamente com os alunos na construção dos saberes e na correlação entre eles. Por essa razão, investe-se nas competências individuais e coletivas, já que a aprendizagem se dá de diferentes formas. Para isso, os professores selecionaram textos diversos, brincadeiras, atividades lúdicas com palavras, reproduzindo-as por meio da música, poemas, quadrinhas, conto, teatro e dança.
Já os alunos de 6º ao 9º ano optaram por definir diferentes segmentos da sociedade, em que a variante seria em relação aos textos escolhidos, considerando gêneros mais ou menos complexos, que exigem estratégias interpretativas diversificadas. Os temas abordados são: conscientização dos cuidados com as relações entre todos, como também com o meio ambiente; construção de uma nova visão sobre as mulheres e a capacidade delas poderem ser vistas na sociedade como membro participante e determinante, capaz de interagir, mudar e transformar; reflexão sobre a adolescência ser um período de consolidação de identidade, influenciada por fatores internos e externos, também período de escolhas e tomada de decisões; sensibilização dos alunos para uma maior valorização da pessoa idosa.
O lançamento do projeto aconteceu no dia 18 de maio, junto à Festa da Família, onde foram mobilizados alunos de todas as turmas, organizados pela professora de Arte dos anos finais, Marilvana Maria Bogoni e pela professora de Musicalidade dos anos iniciais, Mariana Maciel Suarez. Neste evento, os alunos cantaram à capela a música “Por um Mundo Melhor”.
O projeto encerrará com um espetáculo de arte e cultura, revelando os talentos dos professores e alunos, no dia 18 de novembro, na Fundação Casa das Artes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/EMEF Doutor Tancredo de Almeida Neves/SMED
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves
Governador Eduardo Leite participa de missa em homenagem ao Papa Francisco