Dando segmento à proposta de Leitura e Arte em Toda Parte, em 2019 a Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Tancredo Neves escolheu o tema: “Por um mundo melhor”, com a intenção de refletir sobre as transformações que estão ocorrendo no mundo e de repensarmos o que podemos fazer, enquanto cidadãos brasileiros. Fomentando desta forma a vontade de mudar a realidade mais próxima.
Para as turmas de Jardim ao 5º ano, o projeto favorece situações sequenciadas e planejadas, atuando conjuntamente com os alunos na construção dos saberes e na correlação entre eles. Por essa razão, investe-se nas competências individuais e coletivas, já que a aprendizagem se dá de diferentes formas. Para isso, os professores selecionaram textos diversos, brincadeiras, atividades lúdicas com palavras, reproduzindo-as por meio da música, poemas, quadrinhas, conto, teatro e dança.
Já os alunos de 6º ao 9º ano optaram por definir diferentes segmentos da sociedade, em que a variante seria em relação aos textos escolhidos, considerando gêneros mais ou menos complexos, que exigem estratégias interpretativas diversificadas. Os temas abordados são: conscientização dos cuidados com as relações entre todos, como também com o meio ambiente; construção de uma nova visão sobre as mulheres e a capacidade delas poderem ser vistas na sociedade como membro participante e determinante, capaz de interagir, mudar e transformar; reflexão sobre a adolescência ser um período de consolidação de identidade, influenciada por fatores internos e externos, também período de escolhas e tomada de decisões; sensibilização dos alunos para uma maior valorização da pessoa idosa.
O lançamento do projeto aconteceu no dia 18 de maio, junto à Festa da Família, onde foram mobilizados alunos de todas as turmas, organizados pela professora de Arte dos anos finais, Marilvana Maria Bogoni e pela professora de Musicalidade dos anos iniciais, Mariana Maciel Suarez. Neste evento, os alunos cantaram à capela a música “Por um Mundo Melhor”.
O projeto encerrará com um espetáculo de arte e cultura, revelando os talentos dos professores e alunos, no dia 18 de novembro, na Fundação Casa das Artes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/EMEF Doutor Tancredo de Almeida Neves/SMED
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor