Com a participação de mais de 25 municípios do Estado, o 4º Congresso Internacional de Turismo da Região Uva e Vinho recebeu cerca de 100 participantes no dia 06 de junho, onde a programação foi pautada por palestras, pela exposição de trabalhos técnicos e pelo ato público como mostra de admiração e agradecimento aos pioneiros pela construção da Instância de Governança Regional, Associação de Turismo da Serra Nordeste – Atuaserra.
No final da manhã, o momento foi de pura emoção para os três homenageados pelos anos de contribuição para a Governança, que foram eles: Clacir Romagna, Fátima Ortiz e Marcia Ferronato que assistiram o vídeo gravado a partir de suas falas e histórias.
A Secretária Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, Fátima Ortiz, recebeu das mãos do Diretor de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Sedetur, Marcelo Borella, uma placa de homenagem e flores. Márcia Ferronato, diretora do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho – SEGH, foi agraciada com a homenagem, onde o Presidente da Atuaserra e também Presidente do Conselho de Turismo de Garibaldi, César Nicolini entregou a placa e flores. Já o atual Tesoureiro da Atuaserra e diretor do Restaurante Fenachamp de Garibaldi, Clacir Romagna, recebeu a simbólica placa de homenagem das mãos do Secretário de Turismo e Cultura de Garibaldi, Paulo Salvi.
A programação das palestras iniciou com a explanação do Dr. Carlos Sampaio – FURB/UP com o caso de sucesso “Cadeia Produtiva do Turismo: aprendizados do Parque Yellowstone (EUA)”. Marcos Citolin, Gerente Regional de Desenvolvimento na Sicredi Serrana apresentou o “Desenvolvimento sustentável do turismo na região”.
Ana Luiza Russo – ASTUR, apresentou o caso de sucesso “Socorro SP – muito além da acessibilidade” onde as ações da Associação Socorrense de Turismo em parceria com o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, foi destaque. O consultor do Sebrae, Thomas Hartmann trouxe em sua apresentação, dicas e oportunidades para pequenas empresas do turismo através do marketing digital. O Dr. José Elmar Feger da UFPR foi quem encerrou as apresentações com o estudo de caso “Perspectivas futuras de investimentos no território de Vila Flores”.
A sexta-feira, 07, foi marcada pelas visitas técnicas em empreendimentos de Flores da Cunha – RS. Iniciou com a Vinícola Salvattore localizada na região central da cidade, além da arquitetura memorável, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do empreendimento e degustar os vinhos e sucos ali produzidos. Seguindo, a visita foi na Propriedade Rural Fernandes Muraro, localizada no Roteiro Turístico Compassos da Mérica Mérica. Os participantes além de ver as belas paisagens, passearam de carretão e participaram do sapeco de pinhão.
Para esta edição, o Congresso contou com o patrocínio do Sistema de Crédito Cooperativo – SICREDI; e teve o apoio do Centro Empresarial de Flores da Cunha; Prefeitura Municipal de Flores da Cunha; Escola de Gastronomia UCS-ICIF; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE; Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho – SEGH; Roteiro Vales da Serra; Universidade Feevale; Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves – CNEC; Universidade Federal do Paraná – UFPR; Universidade FEEVALE; Faculdade Meridional – IMED; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: Site Atuaserra
Conheça alguns detalhes da organização da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO REOLON, EM CAXIAS DO SUL
GCM APREENDE ADOLESCENTE COM MOTOCICLETA COM IRREGULARIDADES EM SINAIS IDENTIFICADORES NO BAIRRO CONCEIÇÃO, EM BENTO GONÇALVES